Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Manifesto do Mundial

Queridas esposas, noivas, namoradas, filhas, sobrinhas, primas, tias, amigas, colegas ou qualquer criatura do sexo feminino: Divulgamos, com antecedência, as 13 regras para o Campeonato do Mundo de 2010 para que vocês leiam com calma, entendam e não nos perturbem.

1. Durante o Mundial, a televisão é minha, 100% minha, o tempo todo. Sem excepção nem discussão.

2. De 11 de junho a 11 de julho de 2010, deverão ler a secção "desporto" do jornal de modo a manterem-se a par do que se passa em relação ao Mundial, o que vai permitir participar nas nossas conversas. Caso não procedam desta forma, serão olhadas com maus olhos ou mesmo ignoradas por completo. Depois, não reclamem por não receberem nenhuma atenção.

3. Se precisarem passar em frente à TV durante um jogo, nós não nos importamos, desde que o façam a rastejar e sem nos distrair.

4. Durante os jogos nós estaremos cegos, surdos e mudos, excepto nos casos em que nós solicitamos que encham o copo de cerveja ou pedimos a gentileza de nos trazer algo para comer. Estarão malucas se acharem que vamos ouvi-las abrir a porta, atender o telefone ou levantar o bebé que possa ter caído no chão... não vai acontecer.

5. É uma boa ideia manterem sempre, pelo menos, 2 caixas de cerveja no frio, bem como uma razoável variedade de salgadinhos. E, por favor, não façam cara feia para os nossos amigos quando eles vierem assistir aos jogos em casa. Como recompensa, podem assistir TV entre a meia-noite e as seis da manhã, a menos, é claro, que neste período haja a repetição de algum jogo que nós tenhamos perdido durante o dia.

6. Por favor, por favor, pooor faaaavor! Se nos virem contrariados por alguma equipa do nosso interesse estar a perder, NÃO DIGAM coisas como "Ah, deixa isso pra lá, é só um jogo..." ou "Não se preocupe, eles vão ganhar da próxima vez..." Se disserem coisas desse tipo, só nos deixará com mais raiva e vamos amá-las menos. Lembrem-se, jamais saberão mais sobre futebol do que nós e as vossas supostas "palavras de encorajamento" apenas nos levarão a problemas no casamento.

7. Serão bem-vindas a sentarem-se connosco para assistir a um jogo e podem dirigir-nos a palavra no intervalo entre a 1ª e a 2ª parte, mas apenas durante os comerciais e, muito importante, APENAS se o resultado da primeira parte tiver sido do nosso agrado. Favor notar também que especifiquei UM jogo, ou seja, não usem o Mundial como pretexto mimoso para aquela coisa de "passarmos tempo juntos".

8. Os resumos dos jogos são muito importantes. Não importa se já vimos o jogo ou não, nós queremos ver novamente. Muitas vezes...

9. Não nos perturbem nem aos nossos amigos, perguntando sobre as regras do futebol. Vejam o jogo e finjam que estão a perceber. Pulem e gritem quando nós pularmos e gritarmos. Nunca, jamais perguntem como funciona a regra do FORA DE JOGO! Vocês nunca irão perceber!

10. Avisem as suas amigas para no mês do Mundial não darem à luz nenhum bebé ou mesmo promover qualquer evento de qualquer natureza que exija a nossa presença, porque: 1) Nós não vamos; 2) Nós não vamos, e 3) Nós não vamos.

11. No entanto se um amigo nosso nos convidar para ir à casa dele para assistir um jogo, iremos de imediato.

12. Os resumos e debates desportivos do Mundial toda noite na TV são tão importantes quanto os jogos propriamente ditos. Que nem lhes passem pela cabeça dizer coisas como "Mas já viste isso tudo.... porque não mudas para um canal que todos possamos assistir?" Se disserem algo parecido com isto, saibam desde já que a resposta será: "Vejam a regra nº 1 dessa lista".

13. E, finalizando, por favor poupem-nos de expressões como "Ainda bem que só tem Mundial de quatro em quatro anos". Estou imune a manifestações dessa natureza, pois após o Mundial começa a 1ªLiga, depois vem a Liga dos Campeões, o campeonato Italiano, o Inglês, o Espanhol, o Alemão, o Francês, o Belga, o Suíço, o Irlandês, o Dinamarquês, o Búlgaro...

Grato por sua cooperação,
Assinado: Todos os Homens NORMAIS do Mundo!!!

0 comentários: