Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Portuenses de Excelência


Há exactamente 100 anos nascida no Porto Helena Sá e Costa.

Helena Sá e Costa (1913-2006) foi uma pianista, concertista e professora de música.

Portuense, neta de Bernardo Moreira de Sá — fundador do Conservatório de Música do Porto e do Orpheon Portuense — e filha do compositor Luís Costa e da pianista Leonilda Moreira de Sá e Costa, Helena concluiu o curso de piano no Conservatório Nacional de Lisboa com 20 valores, tendo sido aluna de Viana da Mota.

Estudou também com Paul Loyonnet e Alfred Cortot, em França, e com Edwin Fischer, na Alemanha. Este último foi o que mais influenciou a sua carreira, especialmente dedicada a Bach. O talento de Helena Sá e Costa mereceu o reconhecimento de personalidades do mundo das artes, como Ortega y Gassett, Pablo Casals e Lopes-Graça. Colaborou com todos os chefes de orquestra portugueses e com outros de grande nomeada, como os maestros Ernest Ansermet, Igor Markevitch, Paul Klecki, Swarowky, entre outros. Excelente intérprete e pedagoga, granjeou fama internacional como professora, tendo ensinado nos conservatórios de Lisboa e Porto e em várias partes do mundo, como nas masters-classes dos festivais de Salzburgo, em Karlsruhe e no Texas.

Foi agraciada com os prémios Beethoven (1937) e Moreira de Sá (1939); o grau de comendador da Ordem de Sant'Iago da Espada (1982); as medalhas de Mérito (1983) e de Honra da Cidade do Porto (1996); a medalha da Secretaria de Estado da Cultura (1989); o Prémio Almada (2000); o grau de grande-oficial da Ordem de Sant'Iago da Espada (2001).

Num reconhecido tributo à notável pianista portuense, em 19 de maio de 2000, foi inaugurado, no Porto, o Teatro Helena Sá e Costa, localizado na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo.

0 comentários: