Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Universidade do Porto em destaque

Investigadores da UP com 740 mil euros para estudos na área médica


Três investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) ganharam bolsas da Harvard Medical School no total de 740 mil euros para desenvolverem estudos na área cardiovascular e cancro da mama.
A “Faculdade de Medicina da Universidade do Porto vence todas as bolsas Harvard Medical School Portugal. No total, a FMUP angariou 740 mil euros para financiar 2 projectos na área cardiovascular e uma investigação sobre cancro da mama”, lê-se na nota de imprensa enviada à comunicação social.
Alexandra Gonçalves, investigadora da Unidade de Investigação e Desenvolvimento Cardiovascular da FMUP, arrecadou 400 mil euros para um projecto sénior.
Francisco Beça, investigador do Departamento de Patologia e Oncologia da FMUP, angariou 200 mil euros para financiar o projecto na área do cancro da mama.
O terceiro bolseiro, Mário Santos, investigador do Departamento de Fisiologia e Cirurgia Cardiotorácica da FMUP e médico cardiologista do Centro Hospitalar do Porto, angariou 140 mil euros para o projecto denominado “O impacto do exercício de alta intensidade em doentes com cardiopatia isquémica – um ensaio clínico randomizado”.
A investigação de Mário Santos pretende avaliar o impacto cardiovascular e compreender os mecanismos subjacentes a diferentes programas de exercício físico em doentes que tiveram um enfarte agudo do miocárdio.
O jovem médico Francisco Beça vai poder desenvolver a sua investigação, nos próximos 2 anos, no Dana-Farber Cancer Institute, sob a tutela de Kornelia Polyak, uma das mais consagradas figuras da ciência na área do cancro, a nível mundial.
O projecto de Francisco Beça vai incidir sobre os diversos tumores e as possíveis formas de melhorar os tratamentos disponíveis, explica a UP, no comunicado.
A investigadora Alexandra Gonçalves vai, por seu turno, passar dois anos na Harvard Medical School para desenvolver conhecimentos em investigação clínica e imagem cardiovascular, estudando as modalidades de tratamento da estenose aórtica, uma temática cuja comunidade cardiológica internacional dá grande atenção.
O acordo de cooperação entre Portugal e a Harvard Medical School, assinado pelo Governo de Portugal, tem como objectivo a modernização e a melhoria da qualidade da medicina em Portugal.

0 comentários: