Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Um idiota, mesmo cheio de brilhantina, é e será sempre um idiota

Rui Santos: "As pessoas que dizem que não gostam de mim são as que mais me respeitam"



[uma revista que vem com o JN mas é feita na capital colonial, aqui] Reparem na pergunta de Raquel Costa (uma candidata a idiota)

RC - O problema do FC Porto é Pinto da Costa?
RS - Pinto da Costa foi muito importante para a afirmação do clube. Essa afirmação teve muito que ver com o combate aos clubes de Lisboa. Acho, sem o conhecer muito bem, que ele é uma pessoa muito agradável para os seus amigos e para os seus correligionários. Aquelas pessoas que... agora há o caso do Rui Moreira! Portista, que ele apoiou de alguma maneira, mais contra o Rui Rio do que propriamente a favor. E porque não é um yes man, não faz exatamente tudo aquilo que o presidente Pinto da Costa gostaria que ele fizesse, já se incompatibilizou com ele! É isto que eu não consigo entender. As instituições têm muita força, podem encher-nos de orgulho, podem ocupar-nos horas da nossa vida, mas era o que faltava que mandassem em nós! Acho que Pinto da Costa, tal como muitos homens que marcam, têm um problema: por vezes acham que se devem eternizar nos cargos. Pinto da Costa está numa fase de negação relativamente a uma evidência: já passou o tempo dele.
(...) O FC Porto, bom... eu gosto mesmo muito da cidade do Porto. Tive uma fase em que ia muito ao Porto e tinha muita gente que me recebia muito bem. Em relação ao FC Porto, a mesma coisa. Quando me começo a perceber, nas décadas de 1980 e 90, que a verdade desportiva estava a ser atraiçoada com um conjunto de arbitragens muito facciosas, comecei a escrever e comecei a ser perseguido! 
(...) RC - Mas o final da década de 1990 também não foi um período brilhante para o Benfica, e não há essa animosidade.
RS - Perceba que eu não tenho nada contra o Porto nem contra o FC Porto.



Agora a demonstração inequívoca do seu ódio ao FC Porto

RC - Em 2008 foi alvo de uma agressão à porta da SIC. Pelo que sei, não foi a primeira. Houve outra, se não estou em erro, num Portimonense-FCPorto.

RS - Foi um Portimonense-Sporting, mas mete FC Porto, na década de 1990. O Portimonense, no primeiro jogo da época, jogou com o FC Porto e aquilo correu muito mal ao Portimonense em termos de arbitragem. Depois há um outro jogo, com o Amora, do qual eu fui fazer a crónica, e a arbitragem também não tinha sido muito favorável. O Portimonense a seguir recebe o Sporting e os adeptos já estavam escaldados com as arbitragens. O guarda-redes do Sporting, leva um pontapé, partem-lhe os dentes e tal... eu, quando vi aquilo, fui logo ver o que é que se tinha passado. Como era atrevido bati à porta da cabina do Sporting. Eles abrem-me a porta, está o guarda-redes estendido... entretanto, há um lance em que o árbitro não vê um penálti a favor do Portimonense! O jogo acaba, está uma ebulição do diabo e, nesse momento, eu venho a sair da cabina do Sporting. E a malta "seus filhos da p*** d"A Bola!". Quem tinha feito o jogo com o FCPorto tinha sido o Cruz dos Santos, que tinha feito um elogio enorme à equipa de arbitragem. Eu fiquei ali, exposto, começam a puxar-me, há um gajo que me dá com um chapéu-de-chuva, arrancam-me o fiozinho de ouro do batizado. Foi o primeiro momento em que percebi o que é ter uma multidão enfurecida, não era bem comigo, era com tudo... mas tinha um alvo! Foi um susto enorme, mas passou. A mais recente, à porta da SIC... quem mandou fazer... estávamos na altura do Apito Dourado, o FC Porto e o Boavista estavam muito na berra, o Benfica e o Sporting também, por razões que tinham que ver com o pouco rendimento desportivo...e, lá está, eu estava numa situação de grande impacto junto da opinião pública e quiseram dar-me um sinal. Não adiantou nada. 




0 comentários: