Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Francisco Louça: do grupo dos vampiros e parasitas

Filha de Francisco Louçã já tem emprego na política e "é paga pelos contribuintes"?



"Filha de Louçã trabalha no portal de mentiras esquerda.net mas é paga pelo Parlamento (contribuintes). A moral de esquerda não se aplica, claro. Francisco Louçã ainda está ressacado pelo ano passado termos exposto o caso do seu menino Robles. O tal que de manhã fazia campanha contra a especulação imobiliária e à tarde ia tratar da sua vidinha… Exactamente no mercado imobiliário! Como podem existir ainda dúvidas sobre as intenções de Louçã e do Bloco? Um mistério. Aliás, não deixa de ser irónico que uma estação de televisão privada ajude à sua beatificação política".

Este é o texto de uma nova publicação na página "Direita Política", com o seguinte título: "Filha de Francisco Louçã também já tem 'tacho' na política e é paga pelos contribuintes". No final surge também um meme que reitera a mesma mensagem, sobre uma imagem de Catarina Martins, atual coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), e Francisco Louçã, antigo líder e fundador do mesmo partido.
Vários utilizadores da rede social Facebook denunciaram este conteúdo como fake news. Confirma-se ou não que a filha de Francisco Louçã já tem emprego na política e "é paga pelos contribuintes"? Verificação de factos.
Importa começar por ressalvar que não estamos a analisar as várias insinuações e interpretações opinativas que fazem parte desta publicação. Limitamo-nos a verificar se a informação mais objetiva que está destacada no título - "Filha de Francisco Louçã também já tem 'tacho' na política e é paga pelos contribuintes" - é verdadeira ou falsa.
Ora, essa informação é replicada a partir de um artigo jornalístico publicado na revista "Sábado" (edição de 2 de agosto de 2019), com o seguinte título: "Filha de Louçã foi contratada pelo BE e é paga pelo Parlamento".
"Joana Campos Louçã é 'assistente parlamentar' desde 2015. Não é vista em São Bento, é editora do esquerda.net e o BE não divulga quanto ganha. O salário é processado pela Assembleia da República dentro da verba a que os grupos parlamentares têm direito para assessoria aos deputados", revela esse artigo.
"O despacho publicado em 'Diário da República' tem data de 12 de novembro de 2015: 'Nomeação de Joana Campos Louçã para a categoria de assistente parlamentar do Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda, com efeitos a partir do dia 1 de novembro de 2015'. Ou seja, a filha de Francisco Louçã e da sua mulher, a médica Ana Campos, é desde o início da legislatura paga pela subvenção que a Assembleia da República atribui aos grupos parlamentares para contratar assessores", acrescenta.
"Os grupos são depois totalmente livres de contratarem quem entenderem (e todos os partidos o fazem), e de distribuírem os salários também como quiserem. O valor concreto do salário de Joana Louçã não é público. A 'Sábado' questionou diretamente o BE sobre esse e outros pontos, mas não obteve resposta", conclui.
Em suma, a informação destacada da publicação em análise é verdadeira, tendo sido noticiada pela revista "Sábado", no âmbito de uma investigação jornalística. O Polígrafo confirmou a veracidade dessa informação, nomeadamente consultando o referido despacho de nomeação.
Nota editorial: este conteúdo  foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam naquela rede social.
Na escala de avaliação do Facebook este conteúdo é:
Verdadeiro: as principais alegações do conteúdo são factualmente precisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações "verdadeiro" ou "maioritariamente verdadeiro" nos sites de verificadores de factos.
Verdadeiro


0 comentários: