Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Rui Pinto, o post “Catch me if you Can” e o corrupto benfica

Quando o ministério público português-lisboeta pensava que tinha sido o Rui Pinto a escrever esta mensagem provocatória, ordenou imediatamente a sua prisão.

Quando o ministério público português-lisboeta percebeu que quem escreveu a mensagem foi o corrupto benfica, arquivou o caso em 3 dias!


Uma atitude de desafio e provocação perante as autoridades portuguesas sustentou sucessivas decisões de manutenção da prisão preventiva de Rui Pinto. Era este post, que lhe foi imputado desde o início, que estava no centro das atenções.

No entanto, também desde o início, como sai hoje no Público, Rui Pinto nega ser ou ter sido autor da página de Facebook que adoptou o mesmo nome da sua plataforma e que se dedicava a republicar conteúdos oriundos do Football Leaks.

De facto, na descrição da própria página ainda hoje é possível ler um disclaimer: “Não representamos o FL mas apoiamos a sua causa.”


Mas se não é Rui Pinto o autor de uma página que desde os primórdios do Football Leaks republica conteúdos por ele divulgados, quem mais poderá ser?

Segundo os registos do Facebook, a página Football Leaks tem como autor o perfil “João Green Vitória.” João Green Vitória é um bot do facebook. Mas quem está por trás do bot João Green Vitória e, por sua vez, da página Football Leaks?


A auditoria requerida pela própria Polícia Judiciária dá-nos uma pista determinante: o e-mail registado por João Green Vitória e que está associado à autoria do post “PJ looking for me? LOL catchmeifyoucan” é sportingcomedia@gmail.com



Sporting Comédia de Portugal é uma página que visa rebaixar o Sporting, destacar as suas derrotas e acentuar os seus piores momentos. Na sua origem está Tiago Bento Ferreira. À data de todos estes factos, Tiago Bento Ferreira é funcionário do Benfica.

A página integra uma estratégia de comunicação do SLB para o controlo das redes, e que recorria à proliferação de canais aparentemente não oficiais mas conduzidos a partir da Luz para fabricar uma "envolvente externa" favorável ao clube e desfavorável para os seus rivais.
O objectivo era condicionar a arbitragem, pressionar decisões e castigos, *alimentar divergências e problemas nos adversários*, passar a mensagem… Assim mesmo era assumido internamente. Havia (há?), inclusive, funcionários exclusivamente dedicados a estas funções. Vd. E-mails
Em 2015 e 2016, aquando dos primeiros leaks, o Sporting era o clube mais visado, seguindo-se o FC Porto. O Benfica, por sua vez, estava entusiasmado com o Football Leaks: defendia-o, abraçava-o e disseminava-o. (Irónico, não é?)
A cartilha divulgava inúmeros contratos do Sporting através dos comentadores afectos ao clube. Carlos Janela e Rui Pedro Brás defendiam o interesse público das revelações. A Bola comparava-o ao Watergate. A BTV fazia debates a analisar documentos.


As redes não oficiais partilhavam e davam impulso às publicações. Veja-se o empenho com que Tiago Bento Ferreira, através da página Sporting Comédia de Portugal, ainda ativa aqui no Twitter, difundia o Football Leaks.

Em 2015 e 2016, o benfica adoptou o Football Leaks, apadrinhou-o e elegeu-o como peça-chave na sua estratégia de comunicação. A partir de 2017, uma inversão significativa das circunstâncias (e-mails, fim do blog FL, consórcio internacional FL, etc) fez abortar este caminho.
Rui Pinto saiu da prisão há dois meses, após uma prisão preventiva prolongada. Na decisão, a juíza justificou a decisão com uma “alteração da postura” e “um sentido crítico e disponibilidade para colaborar com a Justiça”.
A tal “postura” que valeu mais de um ano de prisão para alguém que nunca esteve fugido da justiça e que era acusado de um crime não violento, supostamente ocorrido há mais de 4 anos, era sustentada justamente neste post “PJ looking for me? LOL catchmeifyoucan”.
Isso mesmo é claro em diversas decisões judiciais que validaram a prisão.


Resumindo: Rui Pinto esteve preso durante mais de um ano com base num erro, numa imputação falsa. Como se não bastasse não ser o autor do post, essa publicação tinha sido feita por aqueles que mais tarde viriam a liderar a perseguição de que tem sido alvo.
Este erro grosseiro do Ministério Público e dos tribunais soma-se a outros, como a atribuição a Rui Pinto da conta de twitter “parvodavida”, através da qual, supostamente, chantageou a Doyen. Parvodavida é um adepto sportinguista a viver na Noruega.
São tantos e tão graves os erros da justiça na instrução deste processo que só se pode deduzir que a vontade de prender e manter Rui Pinto preso era imensa e insaciável. Em nome de quê? Ao serviço de quem?
(DAQUI)
O FALSÁRIO





0 comentários: