Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Desafie-se a viver a aventura que é a Rota do Românico

Os caminhos do Norte de Portugal guardam lendas, escondem segredos e traçam trilhos capazes de nos fazer viajar até aos nossos antepassados. E esta Rota é a opção ideal para descobrir o que o nosso país tem de melhor. 

Se a vida é feita de memórias então Portugal é um país memorável tanto para as gentes da terra como para quem vem de fora e fica encantado com o nosso país. Os caminhos criam momentos, os monumentos contam histórias e o País desafia-nos a descobrir e a apaixonarmo-nos sempre um pouco mais pelas nossas origens. 

Com 58 monumentos distribuídos por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega, existe uma Rota que não pode deixar de lado nas suas férias e que junta a história à adrenalina e os enigmas à gastronomia, fazendo-o entregar-se aos pequenos prazeres da vida. Não sabe do que estamos a falar? Parta connosco para a aventura! 

Desafie-se pelos caminhos do Norte de Portugal e descubra as origens do nosso país, desfrute da natureza, aprecie os monumentos e conheça as tradições e os segredos apaixonantes do percurso singular que é a Rota do Românico. 

Portugal é um país de conquistas e a Rota do Românico é uma das provas vivas disso. Banhada por águas cristalinas e um imenso verde, a Rota funde os concelhos de Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende. 

Com o encanto dos mosteiros, igrejas, torres e castelos que ilustram a história de Portugal e a importância do território também na história da nobreza e do clero, na Rota do Românico pode encontrar os Mosteiros de Pombeiro, Ferreira, Cête, Paço de Sousa, Cárquere, Ancede e Travanca, a Igreja de Tarouquela, o Marmoiral de Sobrado, a Ponte do Arco, a Torre de Vilar e o Castelo de Arnoia, e muito mais para preencher a sua estadia com cultura e com a paixão pela descoberta. 

Entre o Montemuro e o Marão quase que podemos atravessar o começo da história do país. Ao passear junto aos rios vai conseguir sentir a magia de lugares repletos de memórias desde o século XI, perdendo-se por caminhos idílicos e lendas de encantar. 

Adicionalmente, os Centros de Interpretação do Românico (Lousada) e da Escultura Românica (Penafiel) são locais onde a compreensão da arte e as suas diversas materializações que marcaram vários períodos históricos são as protagonistas da história que se tem vindo a escrever ao longo dos séculos.

Um silêncio que lhe dá novo ar

Mas não é só disso que a história é feita. A Rota do Românico abre-lhe as portas para experiências marcadas pela harmonia entre a natureza e o legado histórico da região. Se quer perder a noção do tempo então não pode deixar de lado os trilhos repletos de verde num silêncio que acalma a alma. De Rota do Românico a rota espiritual, vai ser uma ótima opção para respirar ar puro e aproveitar as férias da melhor maneira no que é nacional.

Desde a cura das pernas do primeiro rei de Portugal à lenda da viagem de Egas Moniz a Toledo com a corda ao pescoço, são vários os recuos na história que vai conseguir fazer pelos caminhos desta Rota tão portuguesa.

Aproveite e pare junto ao Tâmega e ao Douro para apreciar o bom que Portugal tem para dar através das águas límpidas, também elas repletas de memórias. Se, por outro lado, prefere partir para a aventura, a Rota do Românico também está preparada para desbravar trilhos, a pé ou de bicicleta, enquanto aprecia os monumentos que escrevem a nossa história. Desfrute dos miradouros e descanse nas paisagens verdes ou nas águas termais para se sentir revigorado.

Para quem tem espírito irrequieto

Mas, o sossego e descanso podem não ser para si, por isso, também existem várias atividades que vão aumentar a sua adrenalina. Se os cursos de água são a sua onda aproveite para fazer canoagem, jet ski, rafting ou motonáutica. Por outro lado, se prefere manter-se firme em terra, mas sempre com adrenalina, pode optar pelas pistas de rali, motocrosse ou todo-o-terreno.

Organizar as suas férias com tudo aquilo que gosta e a que tem direito nunca foi tão fácil. A Rota do Românico já tem uma aplicação totalmente preparada para o ajudar durante toda a visita pela região. Para isso, basta instalar a aplicação no telemóvel ou tablet e vai encontrar uma infinidade de informações sobre a Rota e também toda a oferta turística, desde a restauração, eventos ou alojamento.

São os costumes, as tradições e a gastronomia que tornam as terras de Portugal tão únicas e especiais por quem lá passa. A Rota do Românico não é exceção. Conheça os costumes e as gentes da terra, descubra as habilidades dos artesãos e a alma do povo através da história e da vida de quem lá vive. Entregue-se aos prazeres da vida que saem das terras diretamente para o prato e prove os sabores regionais sempre na companhia de um bom Vinho Verde da região.

Percorra as ruas e ruelas e leve para casa consigo um pouco da Rota do Românico. Uma Rota capaz de desvendar segredos, eternizar experiências, manter os costumes, paisagens e gastronomia que não o vão fazer esquecer estas férias tão especiais.

(daqui)

0 comentários: