Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Jardim Botânico do Porto abre as portas de noite para visitas grátis no Verão

Até Setembro, o Jardim Botânico do Porto recebe visitas noturnas e gratuitas, de olhos postos em morcegos e plantas que só mostram as suas flores de noite. 

Chama-se À Noite no Jardim e é a iniciativa que vai marcar as noites de verão no Jardim Botânico do Porto, reaberto ao público há cerca de um mês. A iniciativa é do Museu de História Natural e da Ciência, para dinamizar o espaço fora das horas habituais e aproveitar as noites quentes, e concretiza-se em visitas noturnas gratuitas a este espaço verde da Invicta situado na Rua do Campo Alegre.

Na prática, há três passeios noturnos por onde escolher, com duração média de 90 minutos. “A vida à luz da lua” decorre a 4 de Agosto e 1 de Setembro, em noites próximas de lua cheia, com visitas sob a luz lunar, a partir das 21h. Há passagem pela Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva e outros pontos de interesse.

Já “A vida à noite no jardim” consiste em visitas noturnas com um olhar mais atento à fauna e flora do espaço verde, a cada noite com um tema diferente, nomeadamente sobre flores noturnas, insetos, morcegos, aves e anfíbios. Estas sessões estão marcadas para as 21h nos dias 12, 21 e 28 de julho, 11, 18 e 25 de Agosto e 8, 14, 22 e 29 de Setembro.

Por fim, o Jardim Botânico do Porto, que viu recentemente o seu leque de 750 especímenes de camélias ser distinguido com o prémio International Camellia Garden of Excelence, tem ainda os passeios “Segredos de Vitória”. Trata-se da planta conhecida como a “rainha dos nenúfares”, a Victoria Cruziana, que apenas mostra as suas flores durante a noite, e uma vez por ano. O jardim vai abrir as portas da Estufa Tropical para mostrar esta planta a florescer. As datas ainda estão por confirmar.

Para mais informações, ou para reservar entrada numa das visitas, que só pode ter um número limite de 10 pessoas por sessão, basta espreitar aqui ou no site oficial do jardim.  (daqui)


0 comentários: