Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Curso online sobre as transformações sociais no Porto após a II Guerra Mundial

Durante as quintas-feiras do mês de Abril, as Bibliotecas Municipais do Porto (BMP) e o Museu da Cidade (MdC) convidam a participar num breve curso, em formato online, intitulado “Experiência quotidiana e práticas políticas entre as classes populares do Porto (1945-1974)”. Dividido em quatro momentos, as sessões decorrem entre as 18 e as 20 horas, e a inscrição obrigatória pode ser feita até dia 3 de Abril.

curso vai abordar as transformações sociais ocorridas no Porto após a Segunda Guerra Mundial, concentrando a narrativa nas classes populares da cidade, durante um período histórico marcado por mudanças nos espaços industriais, habitacionais e até nas rotinas de sociabilidade.

Na época, procurando restituir a experiência da “normalidade” no dia a dia dos portuenses, é equacionada a emergência da acção política a partir dos seus percursos biográficos e dos seus contextos triviais de existência. Além deste contexto histórico de mudanças nos espaços industriais e habitacionais e nas rotinas de sociabilidade que ficaram inscritas nas trajectórias individuais e colectivas, vão ser ainda analisados os indícios deixados pelos actos e as palavras de protagonistas da época que não se enquadraram na imagem estereotipada das “grandes figuras” da política.

As sessões, com a duração de duas horas, vão ser conduzidas pelo sociólogo e investigador do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto, Bruno Monteiro, que realizou uma ampla investigação sobre o Porto no período posterior à Segunda Guerra Mundial. Tem ainda publicado, entre outros temas, as modalidades de politização que caracterizavam os distintos agrupamentos sociais da cidade nesse contexto histórico.

Como documentos de suporte às aulas - agendadas para os dias 8, 15, 22 e 29 de abril - vão ser previamente partilhados materiais de leitura e imagens do Arquivo Histórico para posterior discussão e reflexão.

Integrado no âmbito do programa satélite da exposição de comemoração dos 100 anos do Partido Comunista Português (PCP), a inaugurar no Museu da Cidade a 8 de Abril, o curso tem o custo de 7 euros para o público em geral, e 3 euros para os utilizadores inscritos nas Bibliotecas Municipais do Porto. A inscrição prévia obrigatória deve ser feita através do endereço de email bmp@cm-porto.pt.

(daqui)

0 comentários: