Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

31,4 milhões de prejuízo? Por este andar ...

... qualquer dia não temos clubes por quem torcer!!!

Prejuízo da Benfica SAD é maior do que o de F. C. Porto e Sporting juntos


No conjunto, os três grandes acumularam 31,4 milhões de euros de prejuízo, mais de metade à conta do clube encarnado.
As SAD dos três grandes clubes acumularam 31,4 milhões de euros de prejuízo até 31 de Março deste ano, nos primeiros nove meses de actividade nesta época desportiva, segundo os relatórios enviados domingo à CMVM.
Com o Benfica à cabeça (18,4 ME) e o Sporting (6,7 ME) e o FC Porto (6,3 ME) quase iguais, as três sociedade anónimas desportivas estão a viver um ano negativo do ponto de vista económico e terão de obter consideráveis mais valias este Verão, durante o período de transferências, para conseguirem equilibrar as contas.
Mais impressionante é o valor acumulado dos passivos das três sociedades, que já ultrapassa os 400 milhões de euros (436), curiosamente com apenas dez milhões de variação entre o passivo mais elevado (Benfica, 150,6) e o mais reduzido (Sporting, 140,6) - o FC Porto tem um passivo de 144,8.
Apesar de apresentar o passivo menor, o Sporting é a sociedade que tem a situação mais desesperada e a única com a sobrevivência em risco no curto prazo devido ao facto de ter capitais próprios negativos (falência técnica), que entre Julho e Março aumentaram quase sete milhões de euros, para 9,3 milhões de euros.
Benfica e FC Porto neste capítulo sobrevivem à tona de água, mas também precisam de rapidamente encontrar soluções para equilibrar os custos com as receitas.
O sucesso desportivo do FC Porto permitiu à SAD crescer 16% nas receitas, que atingiram nos primeiros nove meses da época o impressionante valor de 46,3 milhões de euros (37,8 no caso do Sporting e 36,5 no caso do Benfica), mas ao mesmo tempo os custos cresceram para uns ainda mais impressionantes 51,1 milhões de euros (33,1 no caso do Sporting, 41,2 no caso do Benfica).
As três SAD geraram receitas superiores a 120 milhões nos primeiros nove meses de actividade, mas continuam a gastar mais do que recebem, o que impede o equilíbrio das contas.
A rubrica em que as três sociedades mais gastam é nos salários (inclui prémios), que atingiu os 77,1 milhões de euros em apenas três trimestres.
O FC Porto é, de longe, o clube que mais despende no pagamento de salários e prémios, tendo gasto em nove meses 33,1 milhões de euros, cerca de mais sete milhões do que gastou o Benfica (25,9) e mais 15 milhões do que pagou o Sporting (18,1).
A participação na Liga dos Campeões de FC Porto e Sporting, com boas campanhas desportivas em ambos os casos, não serviram mais do que para atenuar os elevados prejuízos.
No caso do Benfica, que não jogou a Champions e teve uma carreira infeliz na Taça UEFA, os mais de 18 milhões de prejuízo em apenas nove meses de actividade revelam a dependência das principais equipas portuguesas das receitas das competições europeias, embora fique claro com as contas das três sociedade que isso já não chega.
Vender o passe de alguns dos jogadores mais valiosos parece ser a solução imediata para as SAD dos três grandes, ainda mais numa altura em que Portugal tem vindo a perder posições no ranking da UEFA, o que faz com que na próxima época só o campeão FC Porto tenha garantida a participação na milionária Liga dos Campeões, enquanto o Sporting terá pela frente uma pré-eliminatória e o novo e difícil play-off de acesso.
O Benfica, por seu lado, terá de passar um play-off para jogar a novíssima Liga Europa, competição jogada nos mesmos moldes da Champions, mas com prémios monetários muito mais reduzidos.
(via Jornal de Notícias)

0 comentários: