Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Vergonha (mais uma) Nacional

Vamos salvar a Igreja de S. Paulo
A igreja do convento de S. Paulo de Elvas (séc. XVIII)(tribunal Militar devoluto) vai ser demolida.
A ordem vem do Ministério da Defesa, possivelmente para acompanhar a candidatura a Património Mundial da arquitectura militar da autarquia....

http://www.PetitionOnline.com/paulista/


A igreja de S. Paulo em Elvas sec. XVIII (em frente à Escola Superior Agrária) dentro de poucos dias será demolida.
Esta Igreja é a maior igreja da Congregação dos Monges de Jesus da Pobre Vida( também conhecidos como Paulistas da Serra de Ossa) única ordem masculina com origem e casa mãe em Portugal Elvas, e toda a zona alta nobre da cidade recuperada e reabilitada nestes últimos anos; castelo, antigos quartéis (oficinas de artesanato), Casa das Barcas (mercado municipal), Quartel do Trem (Escola Superior Agrária), e Nossa Senhora da Conceição; perderá muito em termos de conjunto arquitectónico.

Se nada for feito para sensibilizar os organismos competentes,Ministério da Defesa (o Exercito é o dono da obra e do edifício)Ministério da Cultura e a Câmara Municipal de Elvas, para que pelo menos a imponente fachada da Igreja de S. Paulo seja conservada; esta imagem será uma das ultimas que verão desta bonita zona da cidade de Elvas e todos os elvenses e os portugueses ficarão com uma cidade monumental e candidata a Património Mundial muito mais pobre em beleza e conjunto histórico.

0 comentários: