Porto’s sophisticated new edge
O Porto está na moda e a palavra parece ter chegado aos 4 cantos do mundo. Este fim-de-semana, foi a vez de o jornal norte-americano The Boston Globe dedicar um artigo à capital do Norte de Portugal
“A nova atitude sofisticada do Porto” é o título da notícia que Christopher Muther assina no Boston Globe. O autor, que vinha por um dia e acabou por ficar 4 noites no Porto, descreve como, tendo ouvido “descrições que chamavam à segunda maior cidade de Portugal ‘corajosa’ e ‘emergente’”, esperava encontrar na Invicta “chaminés gigantes expelindo vapor num céu cor de laranja”.
Em vez disso, o jornalista, que nunca tinha ouvido falar do Porto, encontrou “um conjunto de edifícios antigos em pedra, praças com igrejas e mercados ao ar livre”, “um rio que brilha à medida” e acompanha as elevações da cidade e “uma vida nocturna que rivaliza com qualquer sítio da moda europeu numa noite de Verão”.
“Eu nunca tinha ouvido falar do Porto até o meu parceiro, Alex, e eu termos começado a planear estas férias, que nos levariam até à costa de Portugal e ao Noroeste espanhol. O Porto era uma curiosidade, não uma prioridade. No final da viagem, cheguei à conclusão de que o Porto tinha sido o destaque da nossa aventura ibérica”, relata Christopher Muther.
O texto continua descrevendo “uma cidade ‘alimentada’ pelo vinho do Porto” e Muther admite que, se “antes de Portugal” achava que só havia um tipo de vinho do Porto – “pegajoso, excessivamente doce e vermelho” –, agora a sua “bebida de eleição para depois do jantar” é um Porto branco seco, “uma recordação” que levou da sua estadia na cidade.
As caves de vinho do Porto, em Gaia, a vista do miradouro do Mosteiro da Serra do Pilar, o teleférico que liga o Jardim do Morro ao Cais de Gaia, o restaurante DOP do chefe Rui Paula, o café Majestic, o Mercado Porto Belo e Serralves são alguns dos highlights do artigo do Boston Globe. [daqui] e [daqui]
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