Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Reijin, foi há 25 anos


Navio porta-automóveis japonês "Reijin" naufragado na praia da Madalena, em Vila Nova de Gaia


Na madrugada do dia 26 de Abril de 1988, na praia da Madalena, deu-se o naufrágio do "Reijin", o "Titanic dos automóveis", um moderníssimo navio porta-automóveis japonês, de bandeira panamiana e tripulação sul-coreana que naufragou na sua viagem inaugural.

Chegado a Leixões vindo de Nagoia, no Japão, o navio transportava milhares de automóveis, sobretudo da marca Toyota. Aportara a Leixões, dias antes, para descarregar algumas centenas de automóveis. Era um navio de 200 metros, munido do equipamento mais sofisticado e de uma tripulação supostamente qualificada e bem treinada. No entanto, o navio saiu de Leixões para Vigo, a escala seguinte, e imediatamente começou a tombar para a esquerda. Incapaz de se reposicionar, pouco depois ficou desgovernado e à deriva. Empurrado pelo vento norte, acabou por deslizar para sul, encalhando nas rochas da praia da Madalena.

O navio foi considerado perda total, bem como todos os 5436 veículos embarcados. Nos meses seguintes, os automóveis foram sendo retirados por enormes gruas directamente para batelões, sendo depois transportados para uma área determinada no mar alto, onde hoje jaz um enorme sucateiro submerso. O navio foi, seguidamente, desmantelado. Durante todo este tempo, a praia da Madalena foi palco privilegiado para milhares de curiosos acompanharem diariamente o desenrolar das operações.

Apesar de todas as precauções, o impacto ambiental foi enorme e todas as praias de Gaia e Espinho, pelo menos, foram conspurcadas com grande parte das 300 toneladas de nafta do navio, pedaços de automóveis e óleos.

2 comentários:

Por favor corrijam o erro.Não são 25 anos mas sim 32. 1988-2020.
O meu filho tinha apenas meses.

 

25 anos sim, porque a notícia foi em 2013...agora em abril de 2020 é que fez 32! 😉