Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

O bbGourmet chegou à Baixa do Porto

O mais recente espaço da marca bbGourmet fica no coração da baixa portuense, a poucos metros do Mercado do Bolhão, na Rua Fernandes de Tomás , 764.

O novo bbGourmet abriu na segunda-feira e segue a linha dos espaços anteriores: é restaurante, pastelaria e cafetaria. Mas há um toque de novidade. “O bar de sobremesas é a principal novidade deste bb”, disse o empresário Jorge Santos à Praça.
“Os produtos são feitos a partir do zero, primeiro compramos os ingredientes e depois confeccionamos os pratos no bbGourmet. Todos os nossos pratos têm produtos sem compostos, conservantes nem corantes”, sublinha o responsável por um projecto que nasceu há 7 anos.
O bbGourmet Bolhão tem menus de almoço com preços a variar entre os 5,5 e os 8 euros por pessoa e com bebida incluída. “O produto mais ‘na berra’ chama-se burguesinha bb, que é uma francesinha em pão de hambúrger, que tem os componentes doburger, mais queijo derretido, molho da francesinha, ovo estrelado e as batatas fritas”, conta Jorge Santos.
Também há pratos especiais, como, por exemplo, o peito de frango laminado em caril (11,5 euros), a alheira grelhada com espinafres e bacon, com batata a murro (11 euros), o arroz de polvo (8,5 euros), a feijoada de polvo (8,5 euros) e o bacalhau com espinafres (8 euros).
Ao jantar, está disponível o “Menu Partilhar”, que coloca à disposição do cliente 7 pratos, entre os quais se encontram “leitão com sabores da bairrada, gnocchi com presunto e sálvia ou tamboril em caril de lula”. Tudo por 16 euros por pessoa.
As refeições, todas, e por norma, ressalva Jorge Santos, “demoram 5 minutos a ser preparadas, excepto o menu partilhar [que leva mais tempo]“.
O novo bbGourmet também vende as refeições pré-confeccionadas que a marca lançou há já algum tempo e que aguentam 30 dias no frigorífico.
Bar de sobremesas
O serviço de cafetaria e pastelaria propõe, para a primeira refeição do dia, 3 menus: o “básico”, por 1,9 euros, o “simples”, por 3,3 euros, e o “completo,” por 6 euros. Para o lanche há salgados, sandes, tostas e uma enorme variedade de croissants, com os preços a variar entre um e 2,5 euros.
No bar de sobremesas, “o bolo mais popular é o ‘Variações de Chocolate’, que é composto por um biscoito de chocolate, por baixo, um crocante de chocolate e depois uma mousse de chocolate”, refere Jorge Santos. Profiteroles com gelado de baunilha, verrine São Tomé com mousse mascarpone e folhadíssimo praliné e sorvete de limão são outras tentações deste espaço. Por norma, a fatia do bolo custa 2,5 euros – o bolo inteiro ronda os 12 euros e o bbGourmet também vende bolos ao quilo e para casamentos.
Para beber, há, por exemplo, vinho do Porto e Moscatel (com os preços a andar entre os 3,7 e os 12 euros), sangria normal (4 euros) ou de espumante (4,5 euros), sumo de laranja natural (3 euros) e chocolate quente (3 euros).
Para Jorge Santos, a baixa “é uma das zonas mais importantes do Porto e tem bastante potencial [para o negócio da restauração]“. Quando questionado sobre a razão de ter preferido a zona do Bolhão à dos Clérigos, que está na moda, para abrir o seu mais recente estabelecimento, o dono dos bbGourmet sublinhou a zona da movida estava “muito saturada” e tinha “já muitos restaurantes e bares”. E, acrescenta o empresário, a movida está a “abranger novas zonas, nomeadamente esta” onde acaba de abrir o bbGourmet Bolhão.
O espaço está dividido em 2 pisos. No inferior, encontrará a zona da confeitaria e o bar de sobremesas; no superior, funciona o restaurante. A arquitectura remonta “à década de 1940″, explica Jorge Santos.
O bbGourmet abre diariamente sempre a partir das 7h30. Entre domingo e quinta-feira fecha às 23h30, enquanto que às sextas e sábados encerra às 2h.  [ Rafael Ferreira aqui ]

0 comentários: