Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Wander in Porto


Lee Hang Gab é um sul coreano que, no passado Verão, após fazer o Caminho de Santiago, e aterrar em Compostela, decidiu estender a sua viagem até ao Porto, para descansar. Ele diz que gosta de não ter planos, quando está num sitio desconhecido, e deixar-se deambular pela cidade, pelas situações, pelas pessoas. “Ás vezes, eu envolvo-me de tal maneira na vida quotidiana, que sinto que tenho uma verdadeira relação com a cidade”, afirma o realizador. Foi o que lhe aconteceu no Porto. “Apaixonei-me pelo cenário, pelas pessoas, pelas cores. Decidi-me a captar a sua beleza e acabei por ficar mais tempo do que o esperado”, afirma.
O resultado é este vídeo magnífico, que consegue captar pormenores da cidade em movimentos firmes e surpreendentes. Nos comentários que surgiram ao filme há quem sugira que o filme parece demonstrar a cidade ao ritmo de Manoel de Oliveira, o seu mais famoso realizador. Poesia, portanto. 
Título original: Wander in Porto, 2015. Por Lee Hang Gab
[daqui]

0 comentários: