Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Dia da Ecologia celebra-se no Porto com programa dirigido a toda a família


O Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto promove o "Fim de semana da Microecologia", uma iniciativa que decorre nos dias 15 e 16 de Setembro e que tem como mote a celebração do Dia Nacional da Ecologia e do Dia Internacional do Microrganismo. O programa inclui roteiros, palestras e visitas orientadas.

Consciencializar a população para uma relação sustentável e saudável com o meio ambiente é a principal finalidade da iniciativa, que se vai desdobrar entre o Jardim Botânico do Porto e a Galeria da Biodiversidade, com diferentes actividades.

A abrir o programa, no sábado, pelas 10 horas, há um Roteiro do Conhecimento que convida a descobrir a microecologia do Jardim Botânico do Porto, incidindo sobre locais muito particulares deste espaço verde, que recentemente foi nomeado para o Prémio de Arquitetura Mies van der Rohe 2019.

Da parte da tarde, às 18 horas, está reservada uma palestra na Galeria da Biodiversidade, conduzida pelo professor David Pereira, da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto. O tema versa a Química enquanto ferramenta de comunicação nos ecossistemas.

No domingo, o Museu de História Natural e da Ciência promove outro Roteiro do Conhecimento no Jardim Botânico, entre as 16 e as 18 horas. Na mesma tarde, está também programada uma nova palestra na Galeria da Biodiversidade, protagonizada por Daniel Folha, investigador no Centro de Astrofísica da Universidade do Porto, que vai refletir sobre a presença da água no universo e como esta pode "ser um indicador da presença de organismos vivos", refere a organização. 

Nos dois dias estão ainda previstas visitas orientadas à Galeria da Biodiversidade.

Todas as atividades são de participação gratuita, mas implicam a realização de inscrição prévia através do email info@mhnc.up.pt. 

0 comentários: