Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Ao longo dos tempos

Nesta data, em 1644, a Escócia invadia a Inglaterra. Em 1821, reuniam-se, no Palácio das Necessidades, em Lisboa, as Cortes Constituintes portuguesas saídas da Revolução Liberal de Agosto de 1820. Em 1908, Baden Powell organizava, em Inglaterra, o primeiro grupo de escuteiros. Em 1919, era dominada a revolta monárquica de Monsanto. Em 1924, a cidade russa de Petrogrado passava a Leninegrado.

Em 1965, morria o estadista britânico Winston Churchill. Em 1969, morria António Sérgio. Em 1988, 500 anos após Bartolomeu Dias ter dobrado o Cabo da Boa Esperança, a caravela com o nome do navegador chegava ao mesmo local, na viagem evocativa do feito.

Em 1993, o CDS decidia, no XI Congresso, acrescentar ao seu nome a designação Partido Popular. Em 2000, a Time Warner e a EMI anunciavam a fusão, criando a maior editora discográfica do mundo, com mais de 2500 artistas. Em 2003, abria a iniciativa Coimbra Capital Nacional da Cultura e desaparecia o empresário italiano Giovanni Agnelli, patriarca do Grupo Fiat.

Em 2004, o Tribunal Constitucional considerava ilegítima a suspensão do mandato da autarca Fátima Felgueiras, pelo Tribunal da Relação de Guimarães, apesar de lhe ter sido aplicada a prisão preventiva, no âmbito do processo sobre o "saco azul" da autarquia. No mesmo dia, o robot Opportunity da NASA aterrava em Marte.

0 comentários: