Nesta data, em 1875, era aprovada a Constituição da França. Em 1933, Adolf Hitler era nomeado chanceler da Alemanha, constituindo um governo totalmente integrado por nazis. Em 1943, forças soviéticas repeliam o exército de Hitler a sudoeste de Estalinegrado. Em 1948, morria Mahatma Gandhi, em Nova Deli, Índia.
Em 1968, tropas "vietcong" atacavam Saigão, capital do Vietname do Sul. Em 1975, tomava posse o Governo de Transição de Angola, constituído por representantes de Portugal e dos três movimentos de libertação nacional, MPLA, UNITA e FNLA. Em 1978, Mário Soares assumia a liderança do II Governo Constitucional. Em 1979, a minoria branca aprovava a nova constituição da Rodésia que entregou, virtualmente, o controle do país à maioria negra. Em 1980, o major Otelo Saraiva de Carvalho anunciava o lançamento da Força de Unidade Popular.
Em 1989, o automóvel Daimler-Benz, construí do na Alemanha em 1939, por encomenda de Himmler, um dos mais próximos colaboradores de Hitler, era localizado na cidade uruguaia de Las Piedras.
Em 1993, a TVI iniciava as emissões experimentais. Em 1995, começava o julgamento do processo conhecido por "Timor Gap" (exploração de petróleo pela Austrália no mar de Timor, segundo o acordo com a Indonésia) no Tribunal Internacional da Haia. Em 1996, morria Jerry Siegel, 81 anos, norte-americano criador de "Superman".
Em 2002, nascia a Euronext Lisboa após a assinatura do acordo de fusão da Bolsa de Valores de Lisboa e Porto (BVLP) e a Euronext, plataforma bolsista pan-europeia das praças de Paris, Amesterdão e Bruxelas. Na mesma data, morria o antigo jornalista João Carreira Bom, 57 anos, membro das equipas de O Século, da agência ANOP, do Expresso e da revista Sábado. Em 2003, era lançado no Brasil o programa Fome Zero.
Em 2005, realizavam-se as primeiras eleições multipartidárias no Iraque, em mais de 50 anos. No mesmo dia, "O Herói", primeira longa-metragem do cineasta angola no Zezé Gamboa, vencia o Grande Prémio do Júri para a Melhor Ficção do Festival de Sundance.
0 comentários:
Enviar um comentário