Hoje, o FCPorto jogou com o VSetubal. A mesma equipa que foi cilindrada por 8 golos pelos lampiões. Foram humilhados os setubalenses nesse jogo.
Hoje o FCPorto podia ter goleado o VSetubal, mas não seria honrado. Reside aí outra diferença entre o Campeão FCPorto e os vermelhos da 2ª circular. Aliás, a expressão de Jesualdo foi feliz: "quando percebemos que não tínhamos adversário, abrandamos...".
Ou seja, o FCPorto aprecia lutas entre iguais, aprecia o confronto com justiça e equidade. O FCPorto pratica um desporto e para termos desporto precisamos dos adversários. No caso do FCPorto, são até apreciados os adversários mais fortes. Bater em mortos não é ser desportista, não é ser honrado. O FCPorto é um Clube que está no desporto (e no futebol em particular) com Honra. Como temos visto (agora menos) em recentes goleadas, era até o treinador dos lampiões a fazer gestos de humilhação para os adversários. Nunca no FCPorto se viu tal coisa!
Vão-me dizer que por vezes acontecem goleadas. É um facto, mas acontecem não pelo frenesim da humilhação, mas porque faz parte da compita. Faz parte do jogo e da réplica que o adversário dá.
Hoje o VSetubal podia ter sido goleado? Podia, mas não era honrado fazê-lo...
1 comentários:
Sensatas palavras. Estou de acordo.
A fanfarronice fica para "eles" que, cronicamente,antes de o serem já o eram, mas no final acabam por não ser...
Enviar um comentário