O Cine Teatro João Verde abriu portas em Junho de 1949, tornando-se, desde logo, numa das mais importantes salas de espetáculos do Alto Minho. Na primeira metade da década de oitenta, coincidindo com a ascensão do vídeo e o declínio do cinema, os proprietários decidiram encerrar o edifício que, votado ao abandono, viria a degradar-se progressivamente.
Em 1998, primeiro ano do mandato do executivo liderado por José Emílio Moreira, a autarquia adquire o imóvel. Procedeu-se à elaboração do estudo prévio e projecto de adaptação, recuperação e redimensionamento espacial do edifício que, em todas as suas componentes, compreendeu as orientações e exigências delineadas pelo Instituto Português de Artes e Espetáculos
Depois de um profundo processo de requalificação, aquela importante sala de espectáculos do Alto Minho abre as suas portas a 25 de abril.
Mantendo a traça arquitectónica original do edifício e retoma atividade com projeção de filmes, concertos musicais e apresentação de peças de teatro, este equipamento multicultural, com uma capacidade próxima de 300 lugares sentados, receberá uma intensa atividade através da realização de seminários, colóquios, encontros e exposições.
0 comentários:
Enviar um comentário