O antigo Velódromo Maria Amélia, mandado construir pelo rei D. Carlos, nas traseiras do Palácio dos Carrancas, que hoje acolhe o MNSR, encontra-se actualmente fechado por falta de jardineiros. Vai ser recuperado e devolvido à cidade em Setembro.
A directora do Museu Nacional Soares dos Reis (MNSR), Maria João Vasconcelos, revelou à Rádio Renascença que a zona do velódromo vai ser recuperada para abrir ao público em Setembro.
O espaço era, no início do século XIX, o maior recinto desportivo da cidade. O velódromo, que foi inaugurado em 1894 e fechou nos anos 30, pretencia à família real, mas, como o rei D. Carlos era presidente honorário do Velo Club do Porto, foi cedido a esta associação fundada em 1983.
Já no início do século XXI o velódromo foi requalificado pelo arquitecto Fernando Távora. Parte da estrutura original da pista foi recuperada e esta foi enquadrada no jardim.
Agora, faltam jardineiros no quadro de pessoal do MNSR e o espaço só abre ao público uma vez por ano, no Dia Internacional dos Museus, que se celebra já no domingo.
0 comentários:
Enviar um comentário