Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a colonização lisboeta!

Trigémeos no Porto de Leixões


O nosso Porto de Leixões não pára de nos surpreender.
É raro vermos situações únicas no shipping, hoje aconteceu: a escala inédita de três cruzeiros ‘sister ships' em simultâneo:  O Boudicca, que ficou atracado no novo Terminal de Cruzeiros de Matosinhos, e os Black Watch e Albatros, que ficaram no cais da Estação de Passageiros de Leça da Palmeira.

Os ‘navios irmãos' que agora se reencontram no Porto de Leixões foram construídos nos inícios dos anos 70 para a companhia Royal Viking Line, nos antigos estaleiros finlandeses de Wartsilla Helsinky Shipyard.

Depois de muitas peripécias, dois deles foram adquiridos pela Fred Olsen Cruise Lines, que os batizou de Black Watch (ex-Royal Viking Star) e de Boudicca (ex-Royal Viking Sky).

Já o Albatros (ex-Royal Viking Sea) foi adquirido pela Phoenix Reisen. Estes navios pertencem à mesma classe de navios de cruzeiro e são muito semelhantes no seu design.

A estrutura e o casco são idênticos, navegam de forma similar e no seu interior possuem características e equipamentos também eles semelhantes.  [José António Modesto]




0 comentários: