O Porto apresenta a melhor proficiência em inglês a nível nacional, pelo segundo ano consecutivo, indica um estudo da EF (Education First), que coloca ainda a cidade Invicta como o 9.º lugar do mundo a bem falar inglês.
Os portuenses têm motivos para ficar orgulhosos do seu nível de inglês. De acordo com o relatório de 2020 do EF English Proficiency Index, que analisou dados de 2,2 milhões de falantes não nativos da língua inglesa, em 100 países e regiões, a cidade do Porto atingiu a classificação “Very High Proficiency” (grau de proficiência elevada), numa lista cujo top três é liderado por cidades de países nórdicos, nomeadamente Copenhaga, Amesterdão e Helsínquia.
Relativamente ao ano de avaliação precedente, Lisboa desceu três posições no ranking mundial, tendo em conta que há dois anos era líder e este ano queda-se no quarto lugar (atrás de Coimbra e Braga, no segundo e terceiro lugar, respectivamente). Por oposição, a performance do Porto melhorou substancialmente, tendo subido oito posições.
A nível nacional, os resultados também são animadores. Com o Porto a ocupar o lugar cimeiro do ranking, tal como em 2019, Portugal posiciona-se no 7.º lugar geral de uma longa tabela classificativa, liderada pela Holanda e seguida pela Dinamarca (2.º), Finlândia (3.º), Suécia (4.º), Noruega (5.º) e Áustria (6.º).
Este é o melhor registo de sempre de Portugal no ranking, depois de no ano passado ter entrado pela primeira vez no estrito grupo de países com “elevada proficiência” em inglês.
No sul da Europa, como indicam os dados, os portugueses são os que melhor falam inglês, distanciados da Grécia (21.º), França (28.º), Itália (30.º) e Espanha (34.º).
O relatório aponta ainda uma correlação entre o nível de proficiência em inglês e a inovação e atracção de talento. Além disso, quanto maior a proficiência em inglês, maior o grau de abertura e de tolerância dos países e das respectivas cidades, deduz o estudo.
A fechar a lista de proficiência de inglês está Omã (98.º), Iraque (99.º) e Tajiquistão (100.º). (daqui)
0 comentários:
Enviar um comentário