Representam verdadeiras tragédias, muitas vezes com perdas de vidas humanas. Os navios naufragados ostentam, no entanto, uma beleza estranha. Quando estão localizados em zonas acessíveis, acabam por se tornar numa atração turística. Afinal, quem não gosta de captar uma imagem histórica para mais tarde recordar?
De acordo com um relatório da ONU, há mais de três milhões de embarcações naufragadas no fundo do oceano. Algumas permanecem desconhecidas.
A UNESCO classifica naufrágios historicamente significativos como Património da Cultura Subaquático.
Apesar de estarem em causa tragédias, os navios naufragados transmitem uma beleza assustadora, merecendo por isso a atenção dos turistas.
O que resta deles deles?
As marcas. As memórias. Uma história com um final infeliz para contar...
Um trabalho de Sara Mendes (as imagens forma recolhidas na internet, excepto quando indicado)
SS América. O transatlântico construído em 1940 teve uma longa carreira, até que, após uma forte tempestade e falha operacional, sofresse um naufrágio que o deixou à deriva. Encalhou ao largo da costa oeste de Fuerteventura, nas Ilhas Canária
Sky Mediterrâneo. Construído em 1952, na Inglaterra, este navio fez a sua última viagem em agosto de 1996, quando partiu de Brindisi para Patras. Em 1997, a má situação financeira das empresas fez com que fosse abandonado e deixado na Grécia.
La Famille Expresso. O naufrágio encontra-se entre as Ilhas Turks e Caicos, no Mar do Caribe. Construído em 1952 na Polónia, serviu durante muitos anos a Marinha Soviética, mas com o nome “Fort Shevchenko”. A partir de 1999, foi comprado e rebatizado, ficando em operação até 2004...
SS Meheno, Austrália. Foi um dos primeiros navios com turbinas a vapor, construído em 1905, até que foi contratado para ser um navio-hospital na Europa durante a Primeira Guerra Mundial. Posteriormente, foi vendido ao Japão como sucata e depois de uns alguns incidentes, foi encontrado...
Santa Maria. Cargueiro espanhol que transportou um número impressionante de presentes do Governo de Francisco Franco para ser dado aos que o apoiaram durante a crise económica. Em em setembro de 1968, encalhou em Cabo Verde.
MV Captayannis. Afundado no rio Clyde, na Escócia, em 1974, este navio colidiu com um petroleiro quando um vendaval intenso atingiu a costa oeste. O petroleiro não sofreu nenhum dano, mas o Captayannis não teve a mesma sorte.
Evangelia. Construído pelo mesmo estaleiro que o Titanic, trata-se de um navio mercante, lançado em 1942. Numa noite de nevoeiro, em 1968, naufragou muito perto da costa, próximo de Costinesti, na Romania.
World Discovery, Ilhas Salomão. Construído em 1974, serviu vários proprietários durante mais de 25 anos. Em abril de 2000, o navio colidiu com um recife desconhecido.
Dimitrios, Grécia. O naufrágio ficou famoso pela localização pitoresca, numa praia de fácil acesso próxima de Gythio. Existem diversos rumores sobre a origem do navio e como ele teria ficado encalhado na praia, mas o mais comum afirma que teria sido usado para contrabando de cigarros...
SS Ayrfield, Austrália. Navio de casco de aço, a vapor, de 1.140 toneladas e quase 80 metros foi construído no Reino Unido em 1911 e registado em Sidney. em 1912. Foi comprado pelo governo e usado para transportar suprimentos para as tropas americanas na região do Pacífico durante a 2ªGuerra...
Eduard Bohlen, Namíbia. Encalhou a 5 de setembro de 1909. Atualmente, o seu esqueleto está enterrado nas areias. O navio de carga, que pesa 2.272 toneladas e tem 95 metros de comprimento, encalhou devido a uma neblina espessa. (Foto:Vadriven)
O rebocador de Vila Nova de Milfontes, Portugal. Naufragado nesta bela praia, a população local afirma que o navio holandês, que era usado no contrabando de mercadorias, encalhou quando fugia da guarda costeira portuguesa.
Panagiotis, Grécia. Enterrado na costa de Zakynthos (Zante), entre as Ilhas Jónicas da Grécia. O navio transformou-se numa atração turística, recebendo milhares de visitantes anualmente.
Loullia, Egito. Cargueiro construído na Suécia em 1952. O naufrágio aconteceu a 29 de setembro de 1981, durante viagem de Aquava para Suez. A tripulação conseguiu abandonar o navio em segurança.
Murmansk, Noruega. Navio de guerra encalhado em 1994. A embarcação militar russa de 200 metros de comprimento tornou-se um marco. Tem um design especial, pois foi projetado para ser algo entre um navio de guerra e um submarino.
Olympia, Grécia. Está localizado numa pequena baía de Livero na ilha grega de Amorgos. O navio encalhou em 1979, vindo de Chipre, sem nenhuma vítima.
O famoso Costa Concordia continua encalhado na costa da ilha de Giglio, Itália. Da tragédia, ocorrida em 2012, resultaram 32 mortos. O capitão do navio foi considerado o principal responsável. (Foto: REUTERS/Alessandro Bianchi)
1 comentários:
Removido do local do acidente, anos depois, o Costa Concordia foi rebocado até o porto italiano de Gênova, onde começou a ser desmontado. Kielkowski registrou o interior do navio onde ele está ancorado e as imagens estão no livro Concordia, publicado pela White Press.
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