Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

O de Barcelos abespinhou-se todo. É burro, não percebeu.

Para quem não entendeu ao que se referia ontem Rui Moreira, é ler o comunicado e ver o vídeo. Um vídeo em que se promove a região "Porto e Norte".... mas sem um segundo dedicado ao Porto.



Câmara do Porto explica declarações sobre promoção turística

As reacções de alguns autarcas às declarações do presidente Rui Moreira acerca da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte (ERTPN) são normais, tendo em conta que conhecem apenas uma parte das suas afirmações e não o todo e o seu contexto.

Já o PSD Porto não tem qualquer razão, tendo em conta que assistiu, através dos seus vereadores, à discussão no âmbito da reunião pública de Câmara, onde até defendeu que deveria ser o Porto a liderar a ERTPN (entidade com competências na promoção interna), isso sim, uma atitude portocêntrica.

O que foi dito na reunião de Câmara e Rui Moreira defende, é que a instituição adequada à promoção externa do destino Porto e Norte é a Associação de Turismo do Porto (ATP), e assim deve continuar.

O que o presidente da Câmara do Porto contestou e manifestou preocupação foi acerca da intenção anunciada pela ERTPN de criar uma nova e segunda associação de promoção externa do destino. Um destino regional apenas pode ter uma agência regional de promoção turística externa.

Ou seja, o presidente da Câmara do Porto defendeu e defende que ícones como o galo de Barcelos, o fumeiro ou as tripas à moda do Porto podem e devem ser usadas na promoção interna do destino, mas que isso não deve impedir o Porto de continuar, no âmbito da ATP, a promover o destino turístico Porto e Norte no estrangeiro, como um destino contemporâneo, cultural, jovem e cosmopolita como tem vindo a fazer com o sucesso que é reconhecido por todos.

Nota: para que melhor se perceba a que modelo de promoção turística o presidente da Câmara do Porto se referia, recusando que esse possa ser adoptado para promoção externa de uma região designada "Porto e Norte", reproduzimos o vídeo encomendado pela entidade de turismo à SIC e que não faz qualquer referência à cidade do Porto. É a este "Portugal bucólico" que Rui Moreira se referia, como não sendo representativo de uma Região a que o Porto dá nome e empresta a sua marca.  [daqui]

0 comentários: