Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Porto aprovou "Declaração de Nova Iorque"


Foi hoje apresentada e ratificada, em reunião de executivo, a "Declaração de Nova Iorque", um documento que tem como objectivo contribuir para a concepção de uma estratégia política para o crescimento inclusivo nas cidades, através da promoção de ferramentas para a sua implementação, avaliação e controlo de progresso.

O Porto integrou o grupo de mais de 40 cidades de todo o mundo que foram convidadas a participar no lançamento da campanha "Crescimento Inclusivo das Cidades", que decorreu em Nova Iorque. Uma iniciativa promovida pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e pela Fundação Ford.

Rui Moreira foi um dos autarcas presente, num evento onde participaram também líderes de negócios, organizações filantrópicas, associações, grupos de reflexão e instituições internacionais. Na "Declaração de Nova Iorque" constam medidas estratégicas para combater as desigualdades sociais e promover um crescimento inclusivo das cidades.

O programa de "Crescimento Inclusivo" é caracterizado pelo autarca como "baluarte" da cidade, comprometendo-se, assim, Rui Moreira a trabalhar em prol do progresso deste projecto, com base em premissas como um sistema educacional, um mercado de trabalho, um mercado habitacional e ambiente urbano, e uma rede de serviços públicos inclusivos.

Para além disso, serão também colocados à disposição pelo município todos os esforços que contribuam para a iniciativa da OCDE All on Board Inclusive Growth Initiative, implementado em parceria com a Fundação Ford, ajudando assim a instruir o debate sobre o Crescimento Inclusivo no âmbito dos governos nacionais.

Por seu turno, é também trabalho da autarquia informar sobre outros programas globais cujo objectivo seja o fomento de cidades mais sustentáveis, inclusivas e socialmente robustas, incluindo a implementação do UN-Sustainable Development Goal 11, que faz o apelo a cidades inclusivas, seguras e fortes, o New Urban Agenda, que emanará da conferência Habitat III e do programa post-COP21.

Como membros da "Inclusive Growth in Cities Campaign" (campanha de crescimento inclusivo nas cidades), Rui Moreira salienta que "partilhamos da ideia de que o Crescimento Inclusivo representa uma oportunidade para fazer a economia crescer numa base mais equitativa e sustentável com vista a um futuro melhor para todos". [daqui]

0 comentários: