Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Praia da Madalena,c.1968



Em Julho de 1968, era inaugurada oficialmente, na freguesia da Madalena, em Vila Nova de Gaia, a praia da Belavista ou Boavista ou Madalena, como é conhecida hoje.
Quando abriu aos banhistas, tinha um parque infantil, com grandes escorregas, para as crianças, as famosas barracas («sete dezenas»), para as famílias que levavam farnel e passavam o dia todo na praia, assim como «bufete», o equivalente aos actuais apoios ou bares de praia.
O pretexto para a abertura oficial da praia foi outra inauguração, a de um novo troço de estrada que lhe dava acesso, e que levou o Jornal de Notícias de 7 de Julho de 1968 a dar meia página à boa notícia e a apelidar a praia da Belavista (o título da notícia chama-lhe Boavista, mas no resto do texto lê-se Belavista) de «a praia de todos os madalenenses». A cerimónia envolveu várias e distintas autoridades locais, discursos inflamados, corta-fitas e até «estralejar de foguetes», que culminaram num «beberete oferecido a todas as individualidades num aprazível pinhal junto à praia», em que se trocaram brindes às prosperidades turísticas da freguesia da Madalena.
E que viva o verão, hoje como ontem.

0 comentários: