(imagem de Miguel Nogueira)
O Aeroporto Francisco Sá Carneiro liderou o crescimento de passageiros nos primeiros seis meses de 2019, tendo registado um tráfego superior a 6,5 milhões de pessoas.
A informação foi avançada pela Vinci Airports, que gere os 10 maiores aeroportos do país. No global, todas infraestruturas nacionais aumentaram o número de passageiros (7,2%), mas efetivamente foi o Aeroporto do Porto que registou a maior subida, na ordem dos 9,9%.
Aliás, a tendência é de crescimento progressivo, já que no primeiro trimestre os números apontam para mais 9,5% de passageiros em relação ao período homólogo do ano anterior, subindo esta percentagem para os 10,3% no segundo trimestre.
Basta que este cenário se mantenha na segunda metade do ano, para que o Aeroporto Francisco Sá Carneiro chegue ao final de 2019 com um novo recorde de passageiros. No ano passado, ficou muito próximo dos 12 milhões de pessoas.
A crescente procura do aeroporto que serve toda a Região Norte do país e também a zona da Galiza, em Espanha, já motivou, aliás, a concretização de um plano de expansão. Assim que concluídas as intervenções, o objectivo é que o Aeroporto do Porto tenha capacidade para receber até 20 milhões de passageiros por ano.
Nos últimos quatro anos, a cidade do Porto deixou de ser um destino dependente de uma ou duas companhias aéreas low cost e passou a ter ligações diretas de longo curso a outros destinos economicamente estratégicos, através de companhias de bandeira, como a Turkish Airlines, United Airlines, British Airways, Air France, KLM, e mais recentemente, com a Emirates.
0 comentários:
Enviar um comentário