Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Prémio internacional "Green Flag" é atribuído pela primeira vez a jardins e parques do Porto

(imagem de Jorge Garcia)

O Parque da Cidade e o Jardim do Passeio Alegre foram distinguidos com o galardão "Green Flag", passando a integrar o grupo de 2096 espaços verdes que possuem este reconhecimento a nível mundial. Estes dois espaços verdes são os primeiros a obter o título em Portugal, em conjunto com o Jardim Botânico do Porto.

Com este reconhecimento a nível mundial, o Porto ganha o estatuto de estar associado ao prestigiado prémio "Green Flag" que estabelece os mais elevados padrões de exigência a seguir na gestão e manutenção de parques e jardins. Este título é atribuído anualmente pelo Ministério da Habitação, Comunidades e Governo Local do Reino Unido e pela Organização Não Governamental Keep Britain Tidy.

À semelhança da bandeira azul conferida às praias, o prémio "Green Flag" constitui um exemplo excelente de realização comum e proporciona às comunidades um sentimento de orgulho cívico, tanto pela regeneração de uma área como pela melhoria em termos de saúde e educação, a limpeza geral do espaço público e o prestígio associado.

De acordo com o vice-presidente da Câmara Municipal do Porto, Filipe Araújo, "o Porto pretende continuar a desenhar-se de "verde" orientado não só por critérios e preocupações ambientais, mas também sem descurar os novos desafios de gestão e as expectativas da comunidade. Este prémio internacional agora atribuído representa o reconhecimento do esforço e dedicação efetuados na construção e conservação dos espaços verdes municipais mais emblemáticos da cidade", conclui o também vereador das áreas de Inovação e Ambiente.

Para a Professora Cláudia Fernandes, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, que coordenou a equipa arquitetos paisagistas que preparou a candidatura, concorrer a este prémio foi uma forma de poder "destacar o excelente trabalho já desenvolvido pelas equipas que gerem e mantêm estes espaços e também de divulgar internacionalmente o nosso extraordinário património paisagístico".

Além de Portugal, celebram este ano a atribuição do prémio "Green Flag" países como Austrália, Bélgica, Reino Unido, Finlândia, Alemanha, México, Holanda, Nova Zelândia, Escócia e Suécia.

Segundo Carl McClean, Gestor de Desenvolvimento Internacional do Green Flag Award, "estamos muito satisfeitos por celebrar mais um ano recorde para o Green Flag Award, com mais bandeiras verdes. Cada bandeira homenageia os milhares de funcionários e voluntários que trabalham incansavelmente para manter os altos padrões exigidos pelo Prémio Green Flag Award. Estamos orgulhosos de ter tantos espaços verdes maravilhosos ao redor do mundo para as pessoas aproveitarem".

0 comentários: