A pretexto de explicar "Como era o Porto antigamente?", a revista National Geographic faz menção, num artigo recente, às Cartas Históricas Interativas elaboradas pelo Município do Porto e disponíveis online para consulta.
A edição portuguesa da reconhecida publicação internacional faz uma viagem no tempo para recordar a "antiga, mui nobre, sempre leal e invicta cidade".
Séculos ricos em história e um relevante papel nos destinos da nação, a começar pela influência que teve na criação do seu nome. " 'Cale', como inicialmente se chamava, era uma pequena aldeia localizada na foz do Douro que deu lugar ao porto construído pelos romanos, chamado 'Portus Cale', que mais tarde deu origem a 'Portugal' ", escreve a National Geographic.
Entre um vasto manancial histórico, o artigo lembra as lutas travadas com castelhanos no século XIII, a atividade marítima e comercial da cidade, enraizada desde a época dos Descobrimentos, viaja pela "época dourada do Porto" no século XVIII, quando a indústria vitivinícola se afirmou, e vinca o ADN progressista da urbe, onde a Revolução Liberal nasceu e fez lastro.
Para conhecer mais sobre a história da cidade, nomeadamente sobre a sua evolução ao longo dos tempos, a National Geographic sugere aos seus leitores o acesso ao serviço online das Cartas Históricas Interativas, lançado em 2018 pelo Município do Porto.
O projeto disponibiliza a visualização cronológica de documentos históricos da cidade do Porto, desde 1892.
0 comentários:
Enviar um comentário