Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

O bombardeamento de Wieluń. Início da 2ª Guerra Mundial - 80º Aniversario 1939-2019



A invasão da Polónia pelas forças alemãs teve início na madrugada do dia 1º de Setembro de 1939, quando aviões alemães bombardearam a cidade polaca de Wielun, matando 1200  pessoas. Cinco minutos depois, o couraçado alemão Schleswig-Holstein abriu fogo contra uma fortificação  militar na península de Westerplatte, na Cidade Livre de Danzig. Dentro de poucos dias, o Reino Unido e a França declarariam guerra à Alemanha e começariam a mobilizar os seus exércitos, bem como a preparar os civis para os dias de conflito que viriam.
A então recém-criada República Eslovaca, um estado vassalo da Alemanha, juntou-se ao ataque à Polónia com mais de 50.000 soldados agrupados em três divisões. Como o corpo principal das forças polonesas estava envolvido na luta contra o exército alemão mais ao norte da fronteira sul, a invasão eslovaca encontrou  pouca resistência e sofreu perdas mínimas.
A invasão soviética da Polónia teve início sem uma declaração formal de guerra em 17 de Setembro de 1939. Naquela manhã, 16 dias após a Alemanha nazi ter invadido a Polónia a partir do oeste, a União Soviética invadiu o leste do território polaco. No dia 6 de Outubro de 1939 o território polaco foi dividido entre alemães, soviéticos e eslovacos. (daqui)

0 comentários: