Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Bióloga de Valença ganha prémio da Royal Society of Biology

Joana Moscoso, natural de Valença, recebeu o prémio de Comunicação de Ciência da Royal Society of Biology. Este prémio, atribuído a investigadores a trabalhar no Reino Unido que se destaquem no mundo da comunicação e ciência, foi atribuído a Joana Moscoso devido ao projecto Native Scientist, da qual é co-fundadora e às actividades de divulgação de ciência no Imperial College London, lugar onde trabalha desde 2009.

Em declarações ao Observador, a investigadora lusa considerou que este “é um dos maiores prémios atribuído a indivíduos por uma sociedade científica no Reino Unido”, acrescentando que  “o prémio é importante porque valoriza não só as acções a nível da divulgação científica, mas também a qualidade do percurso científico do investigador”.
O projecto Native Scientist tem como objectivo levar cientistas portugueses emigrados no Reino Unido às escolas inglesas onde existem alunos portugueses, de forma a existir uma partilha de experiências e conhecimentos. A iniciativa, com dois anos de idade, já chegou a mil crianças.
“O ano passado começámos a realizar actividades em França e este ano contamos implementar o projecto pelo menos na Alemanha”, afirmou a co-fundadora ao Observador.
Joana Moscoso, que no ano passado ganhou o prémio de comunicação de ciência da Sociedade Geral de Microbiologia, estudou na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Este prémio, no valor de 1.500 libras (mais de dois mil euros) vai ajudar no período de pausa que a investigadora decidiu fazer, entre o primeiro pós-doutoramento, recém-terminado no Imperial College, e o segundo, que irá começar no i3S, no Porto.
De acordo com o Observador, os prémios anuais da Sociedade pretendem “recompensar o trabalho de envolvimento na ciência levado a cabo por cientistas de forma a informar e inspirar o público”.
“É uma honra ver reconhecido pela comunidade científica o nosso esforço e empenho, especialmente quando o esforço é genuíno e se exerce em campos que fogem do tradicional”, sublinhou a investigadora lusa.

[daqui]

0 comentários: