Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

A senhora brasileira da Casa do Bacalhau

Pequenas observações impressionistas a este trecho da 1ª página d'O Independente:«Brasileira [1] que trabalhava num restaurante [2] foi requisitada pelo Ministério da Justiça para tornar-se [3] coordenadora de gabinete de logística. O cargo é válido durante três anos, garante salário de 1700 euros [4] e dispensou concurso público [5]. "Era a mais habilitada" [6], garante superior hierárquico.»

"Desembrulhando":

[1] Se a senhora fosse portuguesa, será que teriam iniciado a frase com «Portuguesa que trabalhava...»?; Ser-se brasileiro é congenitamente mau?

[2] Há quanto tempo é que ela trabalhou num restaurante? Quando tinha 17 anos, numas férias de verão, para comprar uma prancha de surf? Ou imediatamente antes de assumir funções como coordenadora de gabinete de logística?; Qual o problema de se trabalhar num restaurante? Será que o exercício de tão insalubre profissão irá condenar a senhora Neidi ao infortúnio pelo resto da sua vida?; Tenho ouvido falar que alguns ex-ministros de países de Leste trabalham em Portugal nas obras.

[3] «Tornar-se». Parece que a sua vida se divide em duas fases: antes e depois. Antes, como brasileira reles maltratada por clientes bêbedos ao balcão de um restaurante onde trabalhava; depois, como brasileira reles descoberta pelo Ministério da Justiça para exercer funções altamente remuneradas.

[4] 1700 euros, 340 contos. No restaurante havia gorjetas. Será que dão gorjetas no Ministério da Justiça?

[5] Dispensou concurso público.

[6] Se foi dispensado concurso público, como é que sabem que Neidi era "a mais habilitada"?PS1: E que dizer do gesto do Alberto Costa? Que vos parece?

Pois é amigos, não estão a brincar connosco, porque eles não brincam em serviço; como somos muito estúpidos temos de ir buscar sem qualquer concurso público ao Centro Comercial Colombo, ao Restaurante Senhor Bacalhau uma nossa "irmã" Brasileira para ocupa determinado lugar no Estado (que somos todos nós). O que é que se está a passar neste País? Então era o Durão Barrosos e o Santana Lopes que arranjavam tachos para os amigos?

0 comentários: