Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Um Livro

Tenho que confessar que este livro continua encalhado na minha estante. Vou tentar pela quarta vez a leitura desta obra de Susana Clarke...

Não só pelo tamanho dele, pois custa transportá-lo de um lado para o outro, (ou mesmo lê-lo na cama) -a vantagem é, pois, que ficamos com os músculos dos braços bastante desenvolvidos-, mas porque as primeiras páginas também não chegam para nos entusiasmar muito. São mesmo aborrecidas, enfadonhas mesmo... E depois a figurinha de Mr Christopher Drawlight! Torna-se óbvio que se trata de um personagem que vai causar muitas embrulhadas a Mr.Norrell ...
E as notas gigantescas do livro?!?! (Cfr. notas 4 e 5, capítulo 5). Será que eram necessárias? Ao fim e ao cabo só servem mesmo para nos cansar (os olhos e a mente), a não ser, pois, que mais para a frente tomem a sua importância na trama do livro.

Já agora, para quem estiver interessado o site JonathanStrange.com (site oficial do livro) tem um Reader's Guide, uma Short-Story relacionada com o livro e muitos mais "goodies", tais como downloads das várias capas, um PDF do jornal The Raven e uma introdução das personagens principais feita por eles mesmos (Jonathan Strange e Mr. Norrell).