Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Afinal quem foi São Valentim?


A figura que deu nome ao tão celebrado Dia de São Valentim, também conhecido pelo Dia dos Namorados está ligada ao martírio de um padre, a uma decapitação e, como sempre, a uma história do desafio ao poder instituído em Roma, personificado no imperador de Cláudio II.
Não há, contudo a certeza total e absoluta sobre quem era o Santo que  se celebra neste Dia. Obviamente seria muito provável que fosse um padre cristão romano, e assim surge um nome de  Valentinus (latim).
São feitas referências a, pelo menos, outros dois Santos Valentinus associados a este dia 14 de Fevereiro, a saber, um bispo de Interamna (actual Terni) e um outro que terá morrido em África em condições dramáticas, mas foi sem dúvida o padre de Roma que se tornou no mártir mais famoso e celebrado, muito porque, para adensar esta teoria, foi descoberta uma catacumba e uma antiga igreja dedicada ao Santo Valentinus precisamente naquela cidade.
Para reforçar esta ideia, no ano de 1493, na Crónica de Nuremberg, é feita uma referência ao Santo Valentinus, como padre romano martirizado durante o reinado de Cláudio II. O padre Valentinus, tal como aconteceu com outros cristãos, desafiou a lei do Império, que proibia a prática do cristianismo, assim como o auxílio a quem praticasse esta religião.
Valentinus não só era um homem de fé cristã como casava em segredo os casais que confessavam a fé cristã e fazia valer a expressão "dar santuário" a todos aqueles que eram perseguidos pelas autoridades. Supostamente também ajudava a libertar os cristãos enclausurados sujeitos a torturas.
O padre acabou por ser detido e, segundo reza a história, terá tentado converter o Imperador ao cristianismo. Um erro capital, pois o padre Valentinus acabou por ser espancado e, finalmente, morto. Decapitado precisamente no dia 14 de Fevereiro (instituído formalmente pelo Papa Gelásio em 496) do provável ano de 269.
Rezam as crónicas que, durante o seu cativeiro, a filha do seu carcereiro, que era cega, ter-se-á apaixonado pelo padre e, após um encontro com aquele, a jovem terá recuperado a visão. Um genuíno e retumbante milagre. A paixão foi adensada pela lenda que diz ainda que, na noite anterior à sua execução, o padre terá feito chegar uma carta à jovem apaixonada, na qual exprime o seu amor cristão, despedindo-se com um “do seu Valentinus”.

Este "amor"  é hoje celebrado pelos namorados e casais em todo o mundo, em que os amantes trocam mensagens de paixão, rosas, bombons, peluches, e outras coisas que podem envolver a troca de fluídos corporais

Na imagem, Santo Valentinus baptiza Santa Lúcia, numa Pintura de Jacopo Bassano de 1575

0 comentários: