Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Panenka ou Panasca?



... Eu sou do tempo em que um certo Rio Ave, equipinha medíocre e que passou o jogo todo a defender, conseguiu uns contra ataques vigorosos e venceu o FCPorto nas Antas. Ainda hoje, como observam, me lembro desse jogo com raiva e aborrecimento. Naquele tempo, neste tempo e, porque não dizê-lo, sempre, as equipas que visitam o FCPorto jogam à defesa. Com mais ou menos autocarros, de um ou dois andares, fazem-no. E se umas vezes a velocidade, a sorte e a qualidade dos jogadores faz a diferença, outras vezes é um tormento. Ocasiões há em que um único remate à baliza dá golo contra e, como ontem, se esse golo é o primeiro da partida e, pior, depois de um jogo europeu, é o cabo das tormentas dobrar esse precalço e lograr vencer o jogo.  Ainda por cima, quando tivemos a chance de nos colocarmos à frente de marcador, através de uma penalidade estúpida e evidente, o nosso matador, Jackson Martinez, tentou marcar um penalty à Panenka, ou como muito bem diz o nosso amigo algarvio Alex F, do Azul ao Sul, um penalty à "panasca", pois todos já demos uns pontapés e um penalty deve ser, à falta de outros adjectivos, marcados à bomba. e obviamente falhou. Num jogo já de si complicado, pois o adversário metia todos os jogadores nos 30 metros junto à baliza e mostrava um registo de inúmeras vitórias fora de casa, demonstrando um bom poder defensivo e de sucesso no contra-ataque, era essencial partir à frente do marcador e depressa. Obviamente falhou (embora pudesse ter tido sucesso, é claro), mas falhou e a equipa sofreu logo de imediato um golo de contra ataque, que sinceramente me parece em fora de jogo... Sofreu o golo, e começamos todos a sofrer. Porquê? Porque tendo em conta a velocidade que o Porto estava a imprimir ao jogo, as sucessivas perdas de bola indiciadoras de falta de concentração e atitude competitiva, pensamos o pior. 

Felizmente não era dia de "olhanense" e a coisa compôs-se antes do intervalo e por fim a vitória lá apareceu. Muito justamente e com toda a justiça. Fica a pergunta: não aprendem? Bahhh.


Nota final:  Todos os Dragões já perceberam, por várias vezes, o alcance da frase "andamos a fazer as coisas pelo outro lado". Pois bem , esta época, como já o referi e ontem o Miguel Lima, do Tomo II notou, o estranho epifenómeno que se constata na presente edição da Liga Portuguesa: décima quinta expulsão !!!! (directa ou por amostragem do segundo amarelo) ao adversário no jogo que antecede o confronto com os encornados...

2 comentários:

eeiiichh!

obrigado! pela referência :D

abr@ço
Miguel | Tomo II

 

Bom dia,

Muito obrigado pela referência.
Confesso que estava um bocado apreensivo ao fazer aquela comparação.
Mas, não me ocorreu outra.
Penálti que é penálti, é marcado à Fernando Gomes, e o resto é conversa...

Abraço
Alex F.