Ana Rita
Design:
Edgar Cardoso
Início da construção: Março de 1957
Término da construção : Maio de 1963
Data de abertura : 22 de
Junho de 1963
Maior vão livre: 270
m
Comprimento total: 493,2 m
Largura: 26,5 m
Origem: Wikipédia, a
enciclopédia livre.
A Ponte de
Arrábida é uma ponte em arco sobre o Rio
Douro que liga o Porto (pela
zona da Arrábida) a Vila
Nova de Gaia (pelo nó do Candal),
em Portugal.
Desde a década de 1930
que era necessário criar ligações alternativas às antigas pontes (pontes Maria
Pia e D.Luís)
de modo a responder ao crescente fluxo da circulação viária.
No tempo da sua
construção em 1963, a ponte tinha o maior arco em betão
armado de qualquer ponte no mundo.
O comprimento total da
plataforma é de 614,6m , tendo uma largura de 26,5m. O seu vão de 270 m, e 52 m
de flecha, arco esse constituído por duas costelas ocas paralelas, de 8m de
largura ligadas entre si por contraventamento longitudinal e transversal. Tinha
duas faixas de rodagem e duas faixas laterais para peões e ciclistas. Na década
de 90 foi alterado o número de faixas rodoviárias.
O engenheiro responsável
pelo seu projecto e construção foi Edgar
António de Mesquita Cardoso que teve a colaboração doarquitecto Inácio
Peres Fernandes e do engenheiro José
Francisco de Azevedo e Silva.
História
A
Ponte da Arrábida foi a segunda ponte entre o Porto e V. N. Gaia a ser
construída para a circulação rodoviária, sendo uma das seis pontes ainda
existentes na cidade do Porto,
sendo estas por ordem de construção a Ponte
de D. Maria Pia, a Ponte
Luiz I, a própria Ponte da Arrábida, a Ponte
de São João, a Ponte
do Freixo e a Ponte
do Infante.
Por volta da década de
quarenta constatou-se que a circulação na Ponte
D. Luiz I, entre o Porto e V.N.
de Gaia, se fazia com muita dificuldade, motivado sobretudo pela expansão
demográfica do distrito do Porto e do Concelho de Vila Nova de Gaia, e
reconheceu-se a necessidade de uma travessia alternativa. Em Março de 1952 a J.A.E.(Junta
Autónoma das Estradas), adjudicou a elaboração dos anteprojectos a um
Engenheiro de Pontes de renome mundial - o Professor Edgar
António de Mesquita Cardoso. O projecto viria a ser aprovado em 1955.
Com um custo de cerca de
240 mil contos, cerca de 1.200.000€, em Março de 1957 foram iniciadas as obras.
Na sua construção foram gastos 20 mil toneladas de cimento,
58.700 m³ de betão armado, 2.250 toneladas de aço nos
varões e 2.200 toneladas de aço laminado, no cimbre utilizado.
A 22 de Junho de 1963 é
finalmente inaugurada a Ponte da Arrábida,no mandato de Nuno Pinheiro Torres,
dispondo de quatro elevadores para que os peões podessem vencer a distância de
setenta metros do rio ao tabuleiro, facilitando em muito a travessia pedonal.
Nas torres dos
elevadores, parte integrante da estrutura daquela obra de arte, podem
observar-se quatro esculturas ornamentais com cinco metros de altura, fundidas
em bronze. Duas do lado do Porto,
do escultor Barata
Feyo, simbolizando "O Génio Acolhedor da Cidade do Porto" e
"O Génio da Faina Fluvial e do Aproveitamento Hidroeléctrico"; e duas
do lado de Gaia, do escultor Gustavo Bastos, representando "O Domínio das
Águas pelo Homem" e "O Homem na sua Possibilidade de Transpor os
Cursos de Água".
Já em relação ao
tabuleiro era composto por duas vias de trânsito com 8 m cada, separadas por
uma via sobrelevada de 2 m de largura, duas pistas para ciclistas com 1,70 m
cada, dois passeios sobrelevados de 1,50 m de largura.
Em 23 de maio de 2013 foi
classificada como Monumento
Nacional.
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