Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Astronautas interrogam-se sobre espigões na Sibéria

Houston, temos uma questão: «que coisas são aquelas que estamos a ver enquanto sobrevoamos a Sibéria?». Foi há três meses que a interrogação dos astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional chegou ao Johnson Space Center, no Texas. A resposta não tardou.

Foi enquanto orbitavam o planeta que os astronautas repararam nas estranhas formações, de cor verde escura, finas e pontiagudas e que rasgam a estepe siberiana. A história é contada pelo LiveScience.
SS Crew Earth Observations Facility
Sem entenderem o que estavam a observar os exploradores a bordo da Estação Espacial Internacional lançaram o desafio aos colegas do Observatório da Terra da NASA. Rapidamente receberam a resposta.
Os espigões vistos do céu são um fenómeno geológico daquela região da Sibéria. Devido aos movimentos tectónicos uma faixa de rochas afundou-se e acabou por criar vales longos e planos, recheados de pinhais. A diferença de cores explica-se dessa forma. Do espaço, os pinheiros são mais escuros do que as áreas agrícolas que os ladeiam.
Na verdade já não é a primeira vez que a estepe Kulunda enche de curiosidade os astronautas. Há mais de dez anos, um deles fotografou as mesmas formações cobertas de neve. [Rui Tukayana, aqui]

0 comentários: