Mais de 400 mil pessoas subscreveram uma petiçãoonline a pedir a libertação de Ghoncheh Ghavami, a jovem iraniana com passaporte britânico que foi detida durante o verão quando tentava assistir a um jogo de voleibol masculino num estádio em Teerão, capital do Irão.
O seu irmão, Iman Ghavami, lançou uma campanha online para defender a libertação da irmã e deslocou-se a Nova Iorque na tentativa de conseguir encontrar-se com o Presidente iraniano Hassan Rouhani, para interceder a favor daquela jovem de 25 anos de idade.
Licenciada em Direito pela Universidade de Londres, viveu na capital britânica até regressar com os pais a Teerão. A 20 de junho foi detida à entrada do estádio Azadi, quando tentava ir assistir ao jogo de voleibol masculino, manifestando-se contra a lei que proíbe as mulheres de assistirem a eventos desportivos na República Islâmica. As autoridades judiciais iranianas acusam a jovem de fazer propaganda contra o Governo.
Mais de 400 mil pessoas já subscreveram online a petição lançada pelo irmão a favor da libertação de Ghoncheh. No site Change.org, Iman explica que a Amnistia Internacional teme que a irmã esteja a ser sujeita a pressão psicológica e corra o risco de não sair viva da cadeia.
0 comentários:
Enviar um comentário