Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Dez mil árvores para tornar o Porto num grande jardim

"Se tem um jardim, temos uma árvore para si": a ideia passa tão-somente por, nos próximos cinco anos, mais de dez mil novas árvores e arbustos nativos estarem instaladas nos jardins, quintais e terrenos privados da cidade, convivendo com as árvores notáveis e antigas que já existem.

As árvores e arbustos nativos a ser oferecidos aos munícipes do Porto estão a ser produzidas no Viveiro Municipal, no âmbito do FUTURO - projecto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto. Em 2016, a meta é produzir 40.000 plantas autóctones e a sementeira desta nova geração de plantas para a cidade está já em curso.

"Vamos colocar gratuítamente à disposição de cada privado com jardim até dez exemplares de árvores ou arbustos autóctones, à escolha. O nosso objetcivo é que, nos próximos cinco anos, haja uma distribuição de 10 mil árvores. Estamos convencidos de que vamos ter exemplares para satisfazer toda a gente", sublinhou o vereador do Ambiente, Filipe Araújo, durante a apresentação do projecto "Se tem um jardim, temos uma árvore para si". Revelou também que a Câmara pretende criar "roteiros de árvores no Porto", a ser feitos através de "cinco visitas temáticas".


As candidaturas para receber árvores estão abertas até 20 de Março. Estão disponíveis 11 espécies, entre as quais o medronheiro, o sobreiro, o lódão, o pilriteiro, o teixo e o cipreste.

Para participar nesta iniciativa, munícipes, associações de condomínio ou empresas sediadas no Porto, que tenham jardim, quintal ou terreno próprio, terão de candidatar-se, através do site da iniciativa (http://www.100milarvores.pt), escolhendo as espécies que melhor combinam com o seu espaço e preferência. Depois deverão levantar as suas árvores num dos vários eventos que serão realizados para o efeito, tendo ainda oportunidade de participar numa pequena formação que os ajude a plantar e a cuidar das suas novas árvores.

"Se tem um jardim, temos uma árvore para si" é desenvolvida no âmbito do FUTURO - projecto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, um projecto no qual o Porto tem estado profundamente envolvido, e integra um pacote de medidas em curso para melhorar a infraestrutura verde da cidade no âmbito das Estratégias Municipais para o Ambiente e de Mitigação e Adaptação às Alterações Climáticas. São parceiros o CRE.Porto, o Programa Floresta Comum e o Metro do Porto. [daqui]

0 comentários: