Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a colonização lisboeta!

Metro do Porto começa 2017 com crescimento de 8%

Entre Janeiro e Março

O Metro do Porto alcançou em 2017 a melhor marca de sempre no primeiro trimestre de um ano, superando pela primeira vez na sua história a marca dos 15 milhões de clientes entre Janeiro e Março, informa a empresa. O primeiro trimestre de 2017 representa um crescimento de 8% face a 2016, com um adicional de 1,1 milhões de validações. A Linha Amarela e a Linha Violeta lideram o ranking do aumento de procura.

Em comunicado o Metro do Porto afirma que depois dos 13,8 milhões de passageiros em 2015 e dos 13,9 em 2016, 2017 trouxe ao Metro do Porto o melhor primeiro trimestre de sempre, com 15 milhões de clientes (15.015.860, com rigor à unidade). Isoladamente, todas as linhas da rede de Metro obtiveram um aumento no número de validações, com especial destaque para o crescimento de 26% na Linha Violeta (E), que serve a Estação do Aeroporto. Foram registadas, nesta linha, mais de 205 mil validações, o que corresponde a cerca de 400 mil clientes no período. Não sendo muito significativo quanto a valores absolutos, o crescimento percentual da Linha Violeta é relevante em termos relativos, uma vez que o serviço de Metro tem vindo a crescer acima do aumento do tráfego aéreo no Aeroporto Internacional do Porto (26% no Metro face a 19% de crescimento de número de passageiros no Aeroporto, ganhando, por isso, quota neste mercado fundamentalmente turístico).

A Linha Amarela (D), que faz a ligação entre o Porto e Vila Nova de Gaia, teve igualmente um desempenho notável no período em análise. Em 2017, manteve o maior registo de validações em toda a rede, mais de 4,5 milhões de clientes, e com a segunda maior progressão relativamente a 2016 (mais 9,8%). A tendência crescente verificou-se nas restantes linhas, que também viram os seus índices de procura reforçados por comparação a 2016. A Linha Azul (A) cresceu 7,8%, seguida das linhas Verde (C) e Laranja (F), ambas com valores muito semelhantes e próximos dos 5,6%. Por fim, com um incremento mais subtil, a Linha Vermelha (B), que serve Vila do Conde e a Póvoa de Varzim, cujo valor da procura aumentou aproximadamente 1,7%.

0 comentários: