Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Rosa Parks


No fim do dia 1 de Dezembro de 1955, em Montgomery, no estado norte-americano do Alabama, uma mulher, cansada, regressava do trabalho. Subiu para o autocarro e sentou-se. Pouco depois, um homem branco entrou no mesmo autocarro. Quis sentar-se. Viu uma mulher de cor a ocupar um lugar. Dirigiu-se-lhe, dizendo para ela se levantar. A mulher recusou-se. O homem chamou o motorista. O autocarro parou. O condutor levantou-se e ordenou à mulher que cedesse o lugar. Que era a lei: os negros tinham de dar o lugar aos brancos. Ela continuou sentada. O motorista deu-lhe voz de prisão. Ela respondeu que não se importava. Foi levada a Tribunal, julgada e condenada ao pagamento de uma multa de 14 dólares... A mulher chamava-se Rosa Parks e faleceu esta semana, com 92 anos.
O seu acto desencadeou uma série de eventos que transformaria, para sempre, os Estados Unidos da América.
Logo a seguir, a comunidade negra organizou um boicote à companhia de autocarros que durou 381 dias . À frente do movimento estava um jovem padre da igreja baptista, de seu nome Martin Luther King Junior. Ficou célebre a sua proclamação: "There comes a time that people get tired / Há um altura em que as pessoas se cansam".
Os média foram acordados para os problemas raciais da América de então. No turbilhão que se seguiu Rosa Parks dizia que não sabia bem por que recusou levartar-se e dar o lugar a um branco; parecia que alguém lhe dizia para não se deixar humilhar...
Onze meses depois, o Supremo Tribunal consideraria a segregação racial em transportes públicos como 'inconstitucional', mas só em 1964, com a aprovação pelo Congresso do "Civil Rights Act", é que a política de não segregação se estendeu a todo o país.
Quem estudar Direitos Humanos, ou minimamente se interessar pelo tema, sabe de cor a fascinante história desta mulher negra do Alabama. O seu exemplo é de uma grandeza tal que custa encontrar palavras para o definir. Para quem tem medo de tomar posição, de dizer "não", de dizer "basta", a sua história deverá ficar como referência absoluta de que vale mesmo a pena lutar por aquilo em que se acredita.

0 comentários: