Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

A Selecção Nacional de Futebol

No seguimento do Europeu 2004, realizado em Portugal, o lisboeta e sportinguista futuro ex Presidente da República, a propósito do "excelente" 2º lugar obtido pela Selecção Portuguesa de Futebol após uma estrondosa e escandalosa derrota frente à Grécia, condecorou os "heróis" (brasileiro Scolari incluído) desse acto helénico.
Numa época em que Portugal continua a ser formiga olhada de soslaio ou só pela negativa, num acto elogioso e da maior visibilidade positiva para o País, o FC Porto sagrou-se Campeão Europeu de Futebol. Todos sabem do quase milagre que aquele clube alcançou numa prova destinada a ser conquistada apenas por um qualquer colosso de Espanha, Inglaterra ou Alemanha. Mas foi um clube português, do Porto, o FC Porto ele mesmo que venceu. O Mundo espantou-se. Mas, o lisboeta e sportinguista futuro ex Presidente da República, Jorge Sampaio, não considerou esta vitória como importante, e não concedeu qualquer condecoração ao Clube ou aos jogadores. Nem mesmo depois do mesmo Clube se ter sagrado Campeão Mundial de Clubes. Posso especular, talvez por serem do Porto, aquela cidade que fica lá para o Norte, tão longe da Capital, em que o povo troca os "bês" pelos "vês"; se ainda fossem habitantes da 2ª circular... Mas não. Nada de condecorações. Era o que faltava... Foi giro vê-lo meses mais tarde, numa final da Taça Uefa, perdida em lisboa pelo seu sporting, quiçá a preparar-se para uma homenagem mais vistosa. Que pena, perderam... e lá voltou ele a meter a viola no saco.
Sendo assim, acordei a a pensar se o futuro ex Presidente da República faz tenções de voltar a condecorar os heróis que agora asseguraram a qualificação portuguesa para o Mundial da Alemanha.
Sinceramente, num grupo tão fácil, o mais fácil de sempre, a proeza não me parece grande coisa.
Já sei que é a primeira vez que nos qualificamos para dois Mundiais consecutivos e, entre Mundiais e Europeus, vamos em não sei quantas qualificações sucessivas. Convém porém não esquecer que anteriormente se qualificavam 16 selecções (e, depois, 24) para o Mundial e agora 32, e 8 para o Europeu e agora 16 .
Mesmo assim é de ficar alerta e de exigir um pouco mais de cuidado aos mouros que nos governam!

0 comentários: