Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Falcao: pela porta do cavalo... para burro

Nunca esperei amores eternos de futebolistas. Desde Futre, passando por Rui Águas, Oliveira e até o Bi-bota Fernando Gomes, percebi que os futebolistas saltam de clube ao mais pequeno acenar de maços de notas. Muito menos nos tempos que correm. Dos treinadores já nem falo...

Pois bem, no dia em que Falcao decidiu prolongar o contrato e aumentar a cláusula de rescisão, onde alguns viram amor e estabilidade, eu vi o início do fim do vínculo. Aí percebi que a SAD tinha efectuado um enorme esforço, mas principalmente um excelente acto de gestão, e nisso também estou ao lado de Vila Pouca do magnífico blogue de amor clubista, o Dragão Até à Morte. Percebi pois, apesar das muitas manifestações de gratitude e amor, que o bacano sul americano já não faria parte, na época que agora se iniciou, da MELHOR EQUIPA DO MUNDO, o FCPORTO. Sim, sem qualquer petulância, do Mundo. O FCPorto, com os poucos recursos financeiros que dispõe, consegue, todavia, com a astúcia, sabedoria, trabalho, arte e sorte, muita dedicação e esforço, títulos, nacionais e internacionais. Os chamados grandes da Europa conseguem-no principalmente através do dinheiro que dispõem. Compram já feito e juntam os melhores. Vencer assim é fácil; é, como diz um bife conhecido, fazer compras no supermercado. O FCPorto, pelo contrário, transforma pedras, mais ou menos bonitas à primeira vista, em jóias cobiçadas pelos melhores "joalheiros" do mundo futebolístico. Praticamente todos os anos conseguem melhorar boas promessas do futebol em grandes e valiosos jogadores. Pudesse e tivesse as contas bancárias, as máquinas de lavagem e os poços de petróleo dos outros, e o FCPorto seria, muito provavelmente, todos os anos vencedor de títulos europeus... 

Mas voltando à vaca fria deste momento da época: Falcao. 
É mais um que prometeu muito amor, mas à primeira tentação deu a facada fatal no matrimónio. Como acontece quase sempre, logo atraído por uma rameira qualquer. Realmente, Atlético de Madrid???  Como disse atrás, nada me surpreende na mudança, mas sempre augurei que o bacano merecia outro tubarão endinheirado e com outra visibilidade. Mas lá está, a conta bancária é a prostituta dos jogadores e, porque não dizê-lo, principalmente porque estamos a falar de Jorge Mendes, dos empresários também!

Resta-me transcrever um artigo de ANDRÉ VIANA, no Jogo, que assinamos por baixo:


Deu um murro na mesa e, remetendo para valores de berço, anunciou toda a verdade. Debalde! Falcao não foi sincero, foi vulgar. Falou como se fosse um mero novato e disparou uma série de lugares-comuns que cabem na ficha de apresentação de aspirantes a qualquer coisa, mas não na boca de um dos melhores avançados da história do futebol português. Afinal, Falcao quer mesmo sair do FC Porto, o que, por si só, nem configura nenhuma heresia. É ao falar de clubes que tenham "grandes adeptos" que o colombiano remata ao lado, porque não é um St. Pauli ou um Glasgow Rangers qualquer que vai levar um jogador que sonha com os maiores campeonatos. Visto por este prisma, até o Rayo Vallecano, o Cesena e o West Bromwich podem ter esperanças, sobretudo daquelas que se guardam no banco e se materializam em dígitos num cheque ao portador. Um mês depois de ter renovado contrato e em vésperas de jogar uma Supertaça Europeia e uma Liga dos Campeões, Falcao tem de ser mais "verdadeiro" para que possamos perceber o que raio viu ele no Atlético de Madrid. De outra forma, o que disse no domingo só prepara uma saída pela porta do cavalo... E para burro!


Observação final: Já agora, igualmente importante, refira-se que Falcao foi mais um jogador "sacado" pelo FCPorto aos lampiões; custou 5,5 milhões de euros. Vai por 40 milhões! Apesar do jornalixo lisboeta ir dizer certamente que a cláusula era de 45 milhões e que foi mau negócio (como será possível afirmar uma heresia destas), temos que aceitar o tal acordo tácito que prevaleceu no refazer do acordo inicial, que relembro aos distraídos, era de 30 milhões... 
No ramalhete vai também o madeirense Rubem Micael, que me parece ter custado 100 mil euros e era igualmente pretendido na altura pelos clubes da 2ª Circular. Vai por 5 milhões. Como dizia o outro, é só fazer as contas .... às perdas dos mouros!

3 comentários:

Subscrevo. Mas há um aspecto que não entendo: se havia a propalada clausula de 45 milhões e Pinto da Costa tinha dito que nada haveria abaixo disso, que não saíria ninguém a não ser pelos valores estipulados, fiquei sem entender como se pode considerar isto um bom negócio, ou então o R. Micael vai de borla... Para mais fazendo favores a quem nos tirou o Assunção da forma que foi?!
Por isso é que hoje nem quero comentar em mais lado nenhum, para não entrar em conflitos inúteis com amigos e confrades do mesmo clube, pois não gosto de dizer amém por tudo e por nada e sobretudo a tudo. Agora, pode ter sido uma maneira de fazer esticar o preço, mas não me caiu bem, isso não. E ainda se fosse o Fernando a sair, como há muito fez finca-pé e nem tem sido grande coisa, aliás tem sido prejudicial com tantos e sucessivos erros que só por acaso não têm redundado em azares maiores... aí sim, entendia-se.
Mas, fora isso, só interessa que o Porto vença, o resto é conversa que entretém o povo.
Abraço.

 

Bom dia,

Com estas duas transferências fizemos um excelente encaixe financeiro, embora tenhamos de ir ao mercado contratar um ponta de lança.

Resta-nos agradecer aos dois atletas tudo o que deram pelo nosso clube, e desejar-lhes as maiores felicidades neste novo desafio da carreira.

Pessoalmente fico triste, porque acho que ambos tinham valor para jogar num clube maior que o Atlético de Madrid, uma vez que o Atlético é um clube demasiado modesto para a valia destes dois jogadores.

Então Falcao no Atlético é um sacrilégio ... o melhor marcador da Liga Europa, eleito para melhor jogador da UEFA, cair no Atlético ... enfim, acho que merecia e tinha condições para jogar num clube de outra dimensão, que lutasse pela Champions, tal como o FC Porto!

Abraço

Paulo

pronunciadodragao.blogspot.com/

 

Olá Amigos Armando Pinto e Paulo! Na realidade continuo a achar que 40 milhões é muita "guita". Penso que fazer negócios com estes espanhóis deveria ser, pelos antecedentes conhecidos, com muito mais rigor. 45, são 45 e mais nada. Mas os encargos recentes e outras pressões podem ter levado a isto. Tenho pena que a palavra de PC tenha sido colocada em questão. Afinal, as cláusulas não são assim muito para cumprir: basta um atleta começar com aquela triste figurinha do querer sair, dos empresários manhosos fazerem pressão pelo outro lado para vencerem as comissões e pelo clube mais ou menos vendedor não respeitar as tais cláusulas. Mas enfim, perdoo Pinto da Costa e confio nele. Nunca me desiludiu (no futebol e na luta). Quanto ao Ruben, pois estou de acordo e não percebo o preço de saldo... O que me incomoda mesmo são as fracas exibições da equipa, desde a defesa ao ataque. Que porcaria! Espero melhores tempos. Como escrevi, estou completamente decepcionado com a escolha de Falcao: ir para uma equipa de segundo plano, que está a tentar inclusivé por apurar-se para a Liga Uefa? A ânsia do dinheiro desgraçou-o: não irá brilhar tanto, é quase certo. Paciência, é uma escolha sua, ficando certamente com mais dinheiro mas que, uma época apenas mais no Porto e na Liga dos Campeões certamente fariam a diferença para uma receita ainda maior na próxima temporada. Títulos vai contabilizar zero, tenho a certeza! Um abraço aos Amigos!