Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Os "irmãos brasucas"

Professora universitária portuguesa expulsa do Brasil por não ter reais

Uma professora universitária portuguesa foi convidada como oradora para um congresso no Brasil, mas nem chegou a sair do aeroporto de Salvador da Baía, escreve o Correio da Manhã. Apesar dos cartões de débito e crédito, das passagens, da reserva do hotel e da inscrição no congresso, uma agente federal ordenou a sua repatriação por esta não ter dinheiro em reais.
Helena Sant’Ana é professora no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) e seria oradora no XI Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais no Brasil, para onde viajou com quatro colegas de profissão, escreve o CM.

Conta a docente, que já no aeroporto foi abordada por uma agente federal que lhe perguntou se levava dinheiro em reais. «Quando lhe disse que não, respondeu que, sem dinheiro, não poderia estar no Brasil», contou ao CM.

Em poucos minutos, foi passado à professora um visto de impedimento e esta foi obrigada a regressar a Portugal.

A docente já pediu explicações às entidades portuguesas e brasileiras e chegou mesmo a escrever directamente à presidente Dilma Rousseff. A embaixada do Brasil em Lisboa prometeu ao CM esclarecimentos para hoje.

0 comentários: