Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Esta semana li...

Casa na Duna



Romance de Carlos de Oliveira, publicado em 1943, com versão reescrita em 1980.
Constituída por vinte e nove capítulos curtos, a obra é marcada por várias analepses, por mudanças do sujeito narrativo e por parágrafos curtos e incisivos.
A obra descreve a vida dos camponeses e as suas dificuldades económicas, a miséria dos jornaleiros e a vida monótona dos fidalgos. A narrativa centra-se em Mariano Paulo, proprietário de uma quinta, em Corrocovo, situada no alto de uma duna. Não querendo mecanizar a lavoura, a quinta não lhe é rentável. Esta personagem tem portanto dificuldades em manter a propriedade dos seus antepassados e em subsistir economicamente, o que o leva a lançar-se em diversos negócios, mas sem sucesso.
O filho de Mariano Paulo, Hilário, rapaz conflituoso e perturbado, demonstra desinteresse pela quinta, vivendo preso à memória da mãe falecida. Este jovem acaba por morrer, e a sua morte simboliza a degradação da família.
Integrado no neorrealismo português, o romance procura denunciar a exploração do homem pelo homem, o sistema falacioso da sociedade movida por interesses e regras de mercado e concorrência.

sinopse daqui
pode descarregar em pdf aqui


0 comentários: