Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Orçamento doméstico para 2013

Isto não está fácil para ninguém. Por isso, lá em casa, os Kosta também aprovaram um orçamento restritivo para 2013. Com medidas duras. Pelo lado da Despensa e pelo lado das Receitas. Explico. Este ano, só entram na Despensa produtos de marca própria. A minha enteada (uma perigosa anarquista radical) chegou a propor marcas impróprias e um novo imposto sobre a Banca de Jornais onde compro os pasquins! Coisas de quem não pertence ao arco da governação doméstica. As propostas da populistazinha foram chumbadas por uma coligação promovida pelas minhas gatas. São persas, com imagem austera e dificuldades em manterem-se acordadas. E gostam de dormir em cima dos jornais. Adiante.

Ainda do lado da Despensa, vamos reavaliar a compra de uma Bimbi  da $algado & Coelho que já tínhamos encomendado. Permite cozinhar a alta velocidade. Mas, não cabe na De$pen$a. Na verdade, só íamos utilizá-la quando os nossos amigos espanhóis viessem cá a casa. Depois de irem à praia que fica mesmo em frente á nossa casa. Gostam muito de praia, os espanhóis. E fazem centenas de quilómetros só para… Pois.

Do lado das Receitas, quisemos transmitir serenidade aos mercados. Só vamos cozinhar Receitas sem nomes agressivos. Despedimo-nos ontem da Desfeita de Bacalhau. No Sábado, dissemos adeus ao Bacorinho no Espeto. E vai acabar também a Cerveja de Pressão. Pois é. Ninguém disse que ia ser fácil… Sinto, todavia, que é possível ir mais longe quando entrarmos no Debate das Especialidades. Adiante.

Vamos apostar nas Exportações. Um exemplo? O meu Cunhado. Costumava almoçar cá em casa ao Domingo. Exportei-o para a minha Sogra. Comuniquei-lhe por e-mail, para poupar em chamadas. Mas, nem tudo são rosas. Tinha a intenção de acabar com Serviços e Institutos duplicados. É o caso do Instituto de Beleza da Micas Cabeleireira. A minha Mulher vai lá duas vezes por semana. Uma chegava! Deixei cair a proposta para poder manter a Sport TV3. Cedi para salvar o essencial. Já nos Serviços de Manicura fui inflexível. Doze vezes por mês e nem mais uma. Acreditem, é um corte brutal com o passado…

Entretanto, a execução orçamental preocupa-me. A minha Mulher esteve no Google a ver o significado de reavaliar. Se calhar, a questão da Bimbi não ficou bem esclarecida. Cá por coisas, fiquei com almofada orçamental. Se a coisa descarrilar, passo a portajar os meus Sogros quando vierem visitar a filha. É dinheiro em caixa: os velhotes não têm filha alternativa.

Agora, se permitem, vou ali a uma Cimeira com a Frau Rotweiler. É a alemã que mora aqui em frente. Andou a dizer ao Zé do Talho que ele vai perder parte do dinheiro que lhe devo de uns bifes do lombo. Lixou-me. Estas coisas sabem-se... O Tobias do Minimercado aumentou logo os preços. E já ameaçou que vai deixar de me fiar a mim e aos outros tesos do Condomínio que tem piscina. Tobias or not Tobias, eis a questão. Felizmente, o Chinês também fia. É um homenzinho estranho. No outro dia, apanhei-o no meu jardim com uma máquina de calcular na mão. Uma coisa é certa. Ou a alemã se cala, ou conto ao bairro todo que ela está feita com o francês, o Cestcommeci. E vai tudo ao Fundo. Foi o que aconteceu ao Long John, o Irlandês da porta ao lado. Tinha muitos problemas com a Banca, coitado…

0 comentários: