Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Já não voto no Porto, mas ...

Já não voto no Porto. Embora vivendo em Leça da Palmeira desde a viragem do século, vou ali votar pela primeira vez (penso eu de que...). Muito por fruto da renovação do BI, mas também farto de aturar a nulidade da "gestão" Rui Rio e desiludido com mais uma oportunidade perdida em prol da divulgação e afirmação do Movimento Partido do Norte (essa grande ilusão que deu em nada) resultante da colagem serôdia e sem discussão em Congresso por parte do Presidente da Comissão Executiva do MPN  ao candidato pelo Porto de um partido de lisboa. 
Não deixo, contudo de olhar para o meu Porto, berço de nascimento e de paixão, a minha Nação. 
Olhando para os putativos candidatos, parecem-me todos boas figuras, um ou outro bom Portuense. Não tenho todavia preferências, mas tenho memória. 

Aqui vai a história: um dia, o ainda imberbe mas sonhador MPN convidou várias personalidades da Cidade, entre elas o cidadão portuense Riu Moreira para um debate na Circulo Literário do Porto. Logo no início, após uma intervenção de abertura por parte de um membro destacado do Movimento, Rui Moreira foi extraordinariamente agressivo e deselegante para os que o convidaram e mostrou-se abertamente contra os ideais do MPN. Chegou mesmo a ameaçar sair da sala. Isso é um facto. Não esqueço. Depois, perceber que Rio apoia Rui Moreira deixa-me profundamente irritado e de sobreaviso. A Cidade esteve morta durante a tirania do biltre Rio, pelo que vendo este apoio só posso tirar ilações do que pode ser o futuro com Moreira, por muito portuense que diga ser... O resto deixo à vossa consideração...