Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

A (muito) estranha e meteórica ascenção de um jovem árbitro do regime lisboeta


Pelas regras impostas, limite de idade, o Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decidiu substituir o árbitro internacional Olegário Benquerença.
Até aqui tudo normal. A partir daqui não. Eis que surge a face obscura do “fazer as coisas pelo outro lado”, que é como quem diz, o tal “sistema”, onde nos é mostrado como “funcionam” as coisas lá para a Praça da Alegria em termos de “sr. Presidente, é só mais um favorzinho”…
Para o senso comum, seria lógico que o escolhido fosse um árbitro com experiência, com alguma tarimba. Por isso causou estranheza em todo o universo da arbitragem e do futebol em particular que os doutos membros do Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) tenham entregue a vaga de Olegário Benquerença como internacional ao lisboeta Tiago Martins.
Segundo foi dito à Agência Lusa por fonte do CA, o preterido para a tal vaga foi o portuense Manuel Oliveira, tendo prevalecido a posição de uma maioria, para quem o critério da idade se sobrepôs a outros, tendo em conta que havia árbitros com mais anos de primeira Liga e com mais experiência e provas dadas para preencher a vaga”,  A mesma fonte referiu que "existe um problema" com a escassez de novos valores na arbitragem….
No entanto, de acordo com a mesma fonte, a decisão não foi pacífica e houve mesmo quem considerasse que a opção por Tiago Martins contrariava um dos requisitos da FIFA para um árbitro atingir o estatuto de internacional, que é o de apitar, pelo menos, durante dois anos na competição principal.
O certo é que a preferência de vários conselheiros recaía no juiz portuense Manuel Oliveira, de 37 anos, completados em Outubro último, que é árbitro de primeira categoria há três anos, desde a época 2012/13, na qual se classificou em oitavo lugar, sendo que, na temporada anterior, 2013/14, ficou em 11.º lugar.
“Havia vários árbitros entre os 37 e os 39 anos, já com outra tarimba, que poderiam subir a internacionais, mas, tendo em conta o tempo médio de ascensão até aos escalões de topo, essa aposta deixá-lo-ia à beira do limite de idade quando atingisse esse patamar”, explicou à Agência Lusa um dos membros do CA que votou a favor do lisboeta Tiago Martins, por ser uma opção que tem subjacente uma “perspectiva de futuro”.
Foi dado como exemplo o caso de Pedro Proença para sustentar aquela tese: “Chegou a internacional em 2003, com 32 anos, e ascendeu ao grupo de elite em 2009, seis anos depois. É esse o tempo médio que um árbitro leva a chegar ao topo, isto se tudo correr bem.”

Ora bem, tendo sido uma escolha por maioria quase que percebemos quem foi o “patrono” da opção pelo mocinho lisboeta que subiu apenas esta 2014 à primeira categoria nacional.
Neste momento há quatro escalões que definem o patamar qualitativo dos árbitros na UEFA, o grupo de elite, de que fazem parte os portugueses Pedro Proença (44 anos) e Olegário Benquerença (45), que vai abandonar, o grupo 1, que inclui Duarte Gomes (41) e Jorge Sousa (39), o grupo 2, que conta com Artur Soares Dias (35), Carlos Xistra (40) e Hugo Miguel (37), e finalmente o grupo 3, com Marco Ferreira (37) e João Capela (40), aos quais se vai juntar Tiago Martins (34).
Deste lote de árbitros, o mais novo, com 35 anos, e o único, segundo a mesma fonte, com expectativas de chegar ao grupo de elite, o portuense Artur Soares Dias, que subiu recentemente ao grupo 1, juntando-se a Duarte Gomes e Jorge Sousa.
Portugal, que é um dos poucos países que têm nove árbitros na FIFA (são apenas cinco os países com esse elevado número de juízes), mantém essa quota, algo que os dirigentes consideraram da maior importância.
Na lista para o próximo ano constam os nomes de 9 portugueses, destacando-se a subida de Artur Soares Dias ao 1.º grupo. Os restantes são Pedro Proença (elite), Duarte Gomes e Jorge Sousa (1.º grupo), Hugo Miguel e Carlos Xistra (2.º grupo), João Capela, Marco Ferreira e Tiago Martins (3.º grupo).
  
Perguntam vocês. Afinal quem é esse imberbe Tiago Martins que chega a internacional sem nenhuma experiência e com apenas 3 jogos de I Liga?
Tiago Bruno Lopes Martins, filho de um árbitro, nascido em 29 de Maio de 1980, natural de Oeiras, árbitro por “paixão”, da Associação de Futebol de Lisboa,  dizem ser preparador físico e exercer actividade de gerente no Holmes Place do Dolce Vita Tejo.
Na sua muito recente actividade já conseguiu alguns feitos, salientando-se a sua apetência sulista nas apreciações e decisões arbitrais. Lembramo-nos de:
· Famalicão - Sporting para a taça de Portugal:  assinalou a grande penalidade contra o Famalicão, frente ao Sporting, numa bola que foi defendida com o peito pelo defesa famalicense;
·     FC Porto – Académica de Coimbra para a Taça da Liga:  transformou uma grande penalidade clara, cometida bem nas suas fuças, sobre Jackson Martinez, numa pretensa simulação, com a mostragem de um ridículo cartão amarelo, e amarelou todos os jogadores do FC Porto com entradas mais duras sem fazer o mesmo aos jogadores da Briosa, que iam passando pelo meio das pingas, como é uso dizer-se…

·         Feirense – FC Porto B para a Liga II: dualidade de critérios nas faltas cometidas, sempre em prejuízo do FC Porto B, com 3 amarelos para os portistas e um penalty arrancado pela sua visão rigorosa (única no relvado) que derrotou o FCPorto B

Conclusão: pela amostra, tratou-se de uma escolha cirúrgica de um rapaz que já mostra aptidões ao nível da melhor cartilha de Duarte Gomes, Lucílio Baptista, Bruno Paixão, Capela, Mota e quejandos… daqueles que vão "fazendo as coisas pelo outro lado"...

Nota: acabamos de saber que a retirada de Proença vai trazer-nos outro jovem, Fábio José Costa Veríssimo, nascido em 26 de Dezembro de 1982, estudante, natural de Peniche-Leiria, árbitro da Associação de Futebol de Leiria, da 1ª Categoria Nacional desde ... 2014 !!!!!  Outro jovem promissor, portanto. Aguardemos as suas perfomances para perceber as suas "aptidões"...
O engraçado disto é que afinal, Manuel Oliveira, da AF do Porto continua a "pagar" por ser nortenho.
Este Fábio Veríssimo, recorde-se, fazia a par com o Tiago Martins, o grupo de "estagiários" que beneficiou com a despromoção à segunda categoria nacional de Hugo Pacheco (da AF Porto) e de Rui Silva (da AF Vila Real)

0 comentários: