TAP quer dar cabo do “SÁ CARNEIRO”?! Nortenhos e galegos “atiram” PEDRAS (RUBRAS!) contra corte de voos do PORTO para o MUNDO … [daqui]
A TAP vai cortar, a partir de 27 de março, os voos de e para o Porto de Barcelona, Roma, Milão e Bruxelas, como também os de “longo curso”, de e para Newark (EUA), S. Paulo (Brasil) e Caracas (Venezuela). A decisão prende-se, segundo a referida companhia aérea, com a “otimização da sua operação, de forma a melhorar a rentabilidade”. A notícia não caiu bem junto de autarcas e empresários do Porto e da região Norte, assim como da Galiza, pelo que, as manifestações contra a suspensão dos tais voos prometem ser mais ativas até à data.
O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, tem sido, nos últimos tempos, o principal contestatário da decisão da TAP em cortar as ligações aéreas do mais importante aeroporto do noroeste peninsular com cidades europeias e intercontinentais.
“A região já estava habituada a ser maltratada pela TAP enquanto empresa pública! Não tenho que perceber a estratégia da TAP, a partir do momento em que é uma estratégia privada. Espero que a população da região corresponda ao desafio que lhe é colocado. Se pretendem abandonar a cidade do Porto e o “Sá Carneiro”, então nós também abandonaremos a TAP. Objetivamente o que estou a dizer é que o consumidor tem de fazer as suas opções”.
Mais: “Compete-me informar que os acionistas da TAP, que estão a traçar um plano estratégico, que devem olhar para esta região e perceber que a mesma pode estar ou não com a TAP”. Palavras de Rui Moreira.
Voos de longo curso
“Para nós”, refere ainda o edil, “é muito importante ter voos diretos para S. Paulo, Rio de Janeiro e Newark, que já teve maior frequência e diminuiu. É importante não só pelo turismo, mas também pelos negócios. Se essa é a opção da TAP, então é uma opção errada. Nós temos de encontrar outras soluções”.
Ligação Vigo-Lisboa
Mas, pelos vistos, e ainda segundo Rui Moreira, “houve um segredo que foi o mais bem guardado de todos, que é o da ligação Vigo-Lisboa. A prazo, este voo, vai fazer com que a TAP diga que vai parar os voos intercontinentais de e para o Porto”.
“Esta estratégia da TAP (garantir a manutenção do “hub” de Lisboa) é para destruir! Não temos grandes soluções a não ser falar com outros operadores. O que está em jogo é o futuro do aeroporto Sà Carneiro e o “hub” dos negócios das empresas do norte”.
Entretanto, e em reunião pública do executivo camarário, recentemente realizada, Ricardo Valente, vereador do PSD, quis saber do presidente se foi, ou nã,o pedida informação ao Governo quanto ao cumprimento do caderno de encargos de contrato entre o consórcio “Gateway” e se os dois administradores, representantes do Estado no conselho de administração, tinham conhecimento das suspensões de voos, designadamente para Bruxelas, Milão Roma e Barcelona. A resposta (Rui Moreira): “Não sei o que vai acontecer por desconhecer o que o Governo vai decidir, mas suspeito, e temo, o pior!”
Secretário de Estado das Comunidades critica “alegada decisão” da TAP
Ainda que a TAP, oficialmente, e neste contexto, refira que nada “está decidido”, a verdade é que já foram muitas as vozes que se levantaram contra a possibilidade, de cortes de voos do Porto para importantes cidades europeias e intercontinentais.
José Luís Carneiro, secretário de Estado das Comunidades, referiu que a “alegada decisão trata-se de um grave prejuízo nacional! Não apenas colocaria em causa os legítimos interesses de múltiplas comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo, como também o próprio equilíbrio no desenvolvimento regional do país”.
Paulo Nunes de Almeida (AEP): “Há muito que a TAP abandonou o norte do País”
Já Paulo Nunes de Almeida, presidente da Associação Empresarial de Portugal (AEP), em nada se mostrou surpreendido com as “alegadas decisões” da companhia aérea portuguesa.
“A TAP há muito tempo que abandonou o norte do País, especialmente, nas ligações para muitos destinos. Mais grave que isso é que reduziu, drasticamente, as ligações Porto-Lisboa, obrigando muitos empresários a perderem um dia nas ligações entre as duas cidades”.
Nuno Botelho (ACP): “Os interesses de Portugal só são importantes quando se fala de Lisboa”
Para Nuno Botelho, responsável máximo pela Associação Comercial do Porto (ACP), os “interesses de Portugal só são importantes quando se fala de Lisboa. Só é pena que tenhamos andado tanto tempo a discutir a importância nacional da TAP; a discutir se valia a pena privatizar ou não a TAP; salvar, ou não, a TAP e a TAP comporta-se como uma anormal empresa que não acautela os interesses nacionais”. Na opinião de Botelho, “as companhias que ajudam ao crescimento económico e turístico da região, são empresas como a Ryanair, Easyjat e transportadoras de bandeira como a Lufthansa ou a Turkish Airlines”. Fica o recado!
TAP: “Nada está decidido!”
Entretanto, fonte oficial da TAP “reiterou” o facto de que “nada está decidido!”. Pelos vistos, “os voos de longo curso (de e para o Porto) continuam abertos e com as vendas a realizarem-se. Atualmente sai do aeroporto do Porto apenas um voo de longo curso por dia; duas ligações semanais para Nova Iorque, Rio de Janeiro e São Paulo e uma por semana para Caracas.”
Ora, pois, saiba-se que na peugada da TAP e da sua “alegada” decisão… há já outras alternativas, uma das quais da “Turkish Airlines” com um anunciado reforço de voos, que pode transformar Istambul num “hub” prioritário para destinos do Médio Oriente e Oriente.
E esta é ainda uma “história” com muitas estórias para contar. Dizem, pelo Porto, que voltam a dar corpo à centralização, ao chamado “terreiropacismo”, à centralização de costumes e usos na Capital do Império. Pergunta-se: onde está a bandeira e a referida companhia que a devia promover?
Testemunhos: Um dos maiores aeroportos da Europa
“Diário de Notícias” (2014)
“O aeroporto Francisco Sá Carneiro foi considerado o melhor aeroporto nacional e o que mais atrai os passageiros na Europa. Os resultados fazem parte de um estudo da DECO que questionou quase 10 mil consumidores. Nas respostas, o aeroporto do Porto ganhou na Europa e ficou em quinto lugar a nível nacional.
As características que mais agradam aos passageiros que chegam ou partem do aeroporto de Sá Carneiro estão o tempo para chegar à porta de embarque e a vasta quantidade de lugares disponíveis para sentar enquanto esperam.
No estudo da DECO, já divulgado na Bélgica e em Espanha, o Porto obteve, assim 80 pontos. Apenas menos oito que o primeiro classificado no ranking dos melhores aeroportos: Singapura”.
“Público” (2015 )
“Começa a ser banal, mas nem por isso menos noticiável. O Aeroporto Francisco Sá Carneiro voltou a ficar no pódio dos melhores aeroportos da Europa nos inquéritos do ACI-Airports Council International. No Continente europeu, entre 450 concorrentes, só Keflavik, na Islândia, e Moscovo, ficaram à frente de Pedras Rubras.”
Só alguns é que, a ter em conta certas notícias, não têm em consideração ou referência os números que revelamos relevando. Estamos a falar de um aeroporto, o mais importante do noroeste peninsular, com uma cidade (Porto) em crescimento turístico a olhos vistos, com prémios de referência mundial. Será que a TAP não tem em consideração estes factos? Fica a pergunta… e, de seguida alguns números…
Números
Eis, então, os números relativos aos passageiros que, desde 2014 e 2015, chegaram à Invicta e que, por certo, dela partiram. Contra factos não há argumentos…
Números
Eis, então, os números relativos aos passageiros que, desde 2014 e 2015, chegaram à Invicta e que, por certo, dela partiram. Contra factos não há argumentos…2014 | 2015 | |||
Janeiro | 425.482 | 491.994 | ||
Fevereiro | 392.804 | 462.470 | ||
Março | 468.730 | 554.518 | ||
Abril | 604.405 | 695.362 | ||
Maio | 624.380 | 724.020 | ||
Junho | 633.313 | 749.962 | ||
Julho | 716.686 | 822.672 | ||
Agosto | 788.957 | 901.692 | ||
Setembro | 662.789 | 790.016 | ||
Outubro | 606.076 | 736.395 | ||
Novembro | 485.587 | 563.281 | ||
Dezembro | 523.607 | 598.096 | ||
Total | 6.932.816 | 8.090.411 |
Texto: Manuel Moreira
Fotos: Pesquisa Google e Pedro N Silva (fotomontagem)
Fontes: Lusa; JN, AerOPorto, e Público
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